terça-feira, 14 de setembro de 2010

Dica: Como criar sua primeira sessão de RPG

Ola minha gente,
Um grupo que introduzi no rpg vai começar a jogar com suas próprias pernas,
Logo esta vai ser a primeira vez como mestre, de um deles!
Então vou dar umas dicas de como começar a criar uma sessão de RPG!
Como sempre digo, mestres e jogadores, sintam-se a vontade para enriquecer o post com comentários!

...
Como Preparar Sua 1ª Aventura de RPG

A primeira aventura ninguém esquece... e normalmente em grupos novos é normal que saia cada bobagem, então tente não se preocupar muito com grandes histórias e feitos extraordinários, pois seu grupo é formado por personagens de nível um, por tanto, faça como primeira aventura quests para personagens de nível baixo.

Passo 1: Criando o Cenário!
Este novo grupo, pelo que pude ver, vão jogar neste feriado, logo o mestre pode não ter tempo, por mais vadiu que seje, para preparar uma mega história épica. Então, EU recomendo criar seu RPG em localidades, não se preocupando em criar todo um Reino cheio de cidades, montanhas florestas, política, guerras e whatever. Pegue um vilarejo ou cidade e a desenvolva. Desenhe ou procure no google uma imagem de uma cidade de RPG e comece a anotar as informações principais desta cidade para depois lança-la aos jogadores. Darei um exemplo:
Achei no google esta imagem para ser a vila principal da minha sessão de jogo. Então escrevo os dados principais dela:                    
Nome da Vila: Vila de People.
Governante: Duque de Nuken.
Templo: Escolha um ou mais deuses que são cultuados no Templo da Cidade. (Não sabe como montar um Templo? Clique AQUI).
Milícia: Chefe da milícia é um Anão Guerreiro chamado Dorgas. (Não sabe como organizar uma milícia? Clique AQUI).
Taverna: Muito importante! Crie uma taverna muito maneira para sua primeira mesa. Pois as tavernas não locais que seus jogadores mais vão socializar com os personagens! Então faça uma taverna com todos os clichês (Porque seu grupo é novo, então não existem grandes clichês). Faça aquele taverneiro que é um aposentado aventureiro que sabe de tudo que acontece na cidade. Crie um nome divertido, como Taverna do Troll Orelhudo (Sujeito + Adjetivo). Coloque taverneiras peitudas que podem dormir com os personagens por algumas moedas. Bardos tocando aquela velha musiquinha e bêbados prontos pra briga! Mas se mesmo assim não vir nada há sua mente, clica AQUI.
Ferreiro e outros vendedores: Prepare também o ferreiro, que é o primeiro destino do guerreiro e outros personagens do grupo. Logo, já faça o mercador de quinquilharias e comerciante de itens mágicos.

Tendo esses dados prontos, faça uma breve história da cidade.
"A Vila de People é uma vila onde a mineração de ferro é a base de sua economia. Tendo como maioria de sua população humanos e anões, trabalhadores das minas de ferro.
Semanalmente grande parte do ferro extraído é enviado ao reino central para a forja de armamento para o reinado. Devido a sua importância para o Reino, o Rei enviou seu primo, Duque de Nuken, para cuidar da organização das minas e da cidade, necessariamente nesta ordem. Como não há plantações nem criação de grandes animais, mantimentos e outras especiarias são enviadas há vila.
Nos últimos dias uma serie de problemas tem ocorrido na região forçando o Duque a contratar aventureiros em busca de aventuras para resolverem alguns destes problemas."

Passo 2: Criando as Missões!
Antes de quebrar sua cabeça pra juntar os personagens em um grupo de aventureiros em busca de aventuras, monte a missão principal e mais algumas missões pequenas.
As Missões pequenas são, tal como em um jogo MMO, são aquelas dadas por um NPC que podem ser rapidamente realizadas espancando algum monstro. Estas missões não precisão ser obrigatórias, mas dão XP  e itens para o grupo que podem ajuda-los na missão principal. Por exemplo, para este meu vilarejo uma missão pequena pode ser:
  • Escoltar um comerciante de tecido de uma cidade qualquer (cidade natal dos personagens, talvez) até a Vila de People.
  • Do cemitério da vila alguns mortos estão se levantando e o clérigo da cidade quer que os jogadores descubram o que esta causando isso.
  • As armas do Ferreiro estão amanhecendo totalmente enferrujadas e o ferreiro descobriu que uma (ou varias) estranha criatura é responsável por isso, pedindo para que os personagens matem esse monstro que esta em seu deposito no subsolo.
Para a missão principal, prepare algo que de um pouco mais de desafio para os jogadores, esta missão deve ter um pouco mais de enredo (história) do que as missões pequenas. Prefira que a missão principal seja dada por um NPC importante da localidade e que represente alguma mudança para a situação da vila. Em meu vilarejo, a missão principal poderia ser:
  • Os mineradores estão se recusando a seguir com o trabalho de pois que vários trabalhadores foram mortos dentro da mina. Estes trabalhadores dizem muitas histórias sobre o que habita o fundo das minas, mas o Duque não se importa, apenas quer que os personagens entrem lá e acabem com qualquer que seja o mal que atrapalha o progresso de sua vila!
Passo 3: Juntando o Grupo!
Juntar os personagens dos jogadores até pra quem joga a algum tempo é meio complicado, principalmente se não se tem muito tempo pra criar sua sessão.
Se você tem em mão com antecedencia a ficha e a história dos personagens, recomendo fazer uma quest juntando os personagens, cada um na sua área tendo de enfrentar um inimigo em comum.
  • Goblins Saqueiam a estrada para Vila de People:
    O Guerreiro do grupo faz parte de uma unidade da milícia que foi emboscada pelos goblins.
    O Clerigo do grupo quer de volta um simbolo sagrado roubado pelos goblins.
    O Ranger/Druída do grupo que afastar os goblins da floresta que ele protege.
    O Barbaro do grupo gosta de matar goblins.
    Etc, Etc, Etc...
Mas como o templo é curto de preparo de jogo inventar um backgrond de como os personagens se juntaram. Por exemplo, em uma aventura que fiz, não tive tempo pra montar quase nada, muito menos história para juntar o grupo. Então como o grupo era uma dupla, um Guerreiro e um Ranger, criei o seguinte backgrond:

"Vocês estão em uma Taverna (onde mais) recuperando suas forças das batalhas contra os Barbaros do Leste, onde vocês bravamente luram ao lado dos soldados do Rei, onde aprenderam a confiar um no outro... blablabla..."

Então, sem perder muito tempo os personagens ja tinha uma motivação e um laço para se manterem unidos!
Mas cuidado, pois esse exemplo eram para personagens de 3° nível (que é o nivel que normalmente eu começo em uma aventura de D&D). Pois não faz muito sentido seus personagens estarem no 1° nível e estarem juntos pois são o grupo de heróis que mataram o Dragão.
Mas se mesmo assim, chegou na hora e nada de brilhante vir em sua mente, use o clichê: "Vocês são um grupo de aventureiros e estão na Taverna (onde mais) quando um homem se aproxíma e os oferece uma missão!". Pois como é a primeira sessão do grupo, os clichês quase não existem para atrapalhar! Foque na diversão da Taverna, da Masmorra, ou seja, no decorrer do jogo!

Passo 4: A Masmorra
A primeira Masmorra nunca é esquecida (a menos que ela seja uma porcaria) é neste ponto que você deve gastar boa parte do seu tempo. Para saber mais o que é uma masmorra e algumas dicas de como monta-la, clique AQUI. Mas o que você deve ter em mente na hora de fazer sua primeira masmorra é que: O MESTRE NÃO JOGA CONTRA OS PERSONAGENS DOS JOGADORES. Pois se você cria uma especie Undermountain nível fuckerhard logo de cara para os jogadore iniciantes e eles morrem, pode acabar gerando trauma aos garotos/garotas fazendo talves você perder parte do grupo para o todo o sempre. Como faz Tio Nitro, não gere TPK mas deixe os jogadores pingando na norte, assim eles ficam empolgados quando finalmente o Entin Maluco, que quase acabou com eles, tomba!

Outras Observações
  • Se você estiver usando um livro basico, acredite, o valor indicado como recompensa esta calculado e equilibrado, Tente não dar muito mais do que ele recomenda.
  • Jogadores iniciante pilham tudo, cada machadinho enferrujado, meia lança, dente de monstro, tudo que possa ser transformado em moedas o jodor vai querer carregar.
  • Cuidado com suas armadilhas, jogadores nunca pedem para fazer um teste de observar a menos que todos os monstros da sala esteja no chão.
  • Se você notar que um monstro pode matar um personagem do grupo com dois ataques, reveja... com três ataques ai ta beleza.
  • Marque o RPG para as 14 horas, chegue as 15 horas e come a jogar as 16 horas. Assim o parte do assunto dos jogadores acaba e eles não vão interromper no meio do RPG para falar do filme que viram ou do episodio da novela.
  • Por mais atraente que seje, não pegue todos os dados para fazer uma torre, nem os d20 pra fazer pião.
...
Acho que é isso, se alguem tiver algo mais dicas ou observações, comentem ai!
Abraço!
o/

0 comentários:

Postar um comentário