terça-feira, 21 de setembro de 2010

Editando Podcast (Blog Zuada)


Um post muito bom que roubei do Zuada!
Dicas muito maneiras que pretendo seguir para editar os casts futuros!

...

Já faz muito tempo que lido com podcasts de RPG – escutei o meu primeiro Vozes da Terceira Terra em Março de 2009, e de lá pra cá já foram mais de 150 episódios , de vários podcasts. Diferente de muita gente da “Podosfera”, nunca ouvi Nerdcast, Rapaduracast, Now Loading e outros desses medalhões. Minha formação é de podcasts de RPG, e por isso, nada mais natural do que escrever sobre eles e criar um deles!
Sou geralmente um ouvinte assíduo, e quando tinha computador e internet de minha propriedade, assinava vários podcasts no iTunes. Agora, com essa minha mudança para o RJ, tive que parar de baixar 18 podcasts por quinzena e resenhá-los aqui. Parei também de editar um – o Protocast, podcast do projeto proteus, cuja primeira edição foi produzida por mim e você pode conferir AQUI.
Mas ainda me restou tempo para PARTICIPAR de um podcast! Além de minha eventual participação no Papo de Mestre, do RPG do Mestre, eu e meus amigos Othon e Hélio gravamos ontem o piloto de um novo podcast de RPG, e passei minhas dicas de como editar podcasts para o Othon, que será o editor. Farei isso aqui também, e se alguém estiver interessado em gravar podcasts de maneira rápida e sem muitos custos/trabalho, mas não tiver ninguém pra editar, tire a bunda da cadeira e pegue essas dicas!


1- Equipamentos

Recomendo 100% o Audacity, que é gratuito, em português e muito bom! Ótimo para quem não entende patavinas de áudio (como eu), o Audacity é tão fácil que chega a ser engraçado. Atente apenas para o fato de que, para exportar seu áudio em MP3, você vai precisarde um Codex chamado Lame, disponível AQUI.
Microfones são geralmente um problema. Se você não tiver microfones profissionais, uma mesa de som ou uma placa com vários canais, fica a dica que aprendi com a galera da DragonFang Guild e seu DFCast: Um  simples headset no meio da mesa resolve tudo! Se ficar o áudio de alguém muito baixo, sem problemas; Resolveremos isso mais à frente…

2- Processos

A parte principal. Pra começo de conversa, grave logo de 10 a 15 segundos de “silêncio absoluto.” Isso vai servir mais à frente, na hora de realizar a limpeza de ruídos do áudio. No mais, vá gravando normalmente, mas aconselho, de vez em quando (cerca de 10-15 minutos, ou quando o assunto der aquela parada natural) a parar a gravação, SALVAR UMA CÓPIA do que já foi gravado e continuar a gravar. Você não sabe o que pode acontecer, e perder uma gravação é mais fácil do que pode parecer (além de ser desmotivador…).
Quando tiver terminado e estiver com um arquivo .AUP de singelos 2GB, vem a parte complicada. Faça uma cópia, por segurança, Recorte e cole todas as faixas de aúdio para que fiquem apenas uma, e mãos à obra!

3- Limpeza

Aqui começa o trampo. Primeiramente, vamos tirar os ruídos de fundo. Para isso, selecione aquele trecho de “silêncio”, vá na aba Efeitos, Remover Ruídos e clique em Perceber Perfil de Ruído. Isso vai dizer ao programa que aqueles pequenos ruidos de fundo – batidas, zumbidos da placa, carros passando ao longe, pessoas falando na sala ao lado, ventiladores – são coisas que devem ser eliminadas do áudio. Depois de perceber o perfil, selecione TODO o áudio, vá novamente em Efeitos, Remover Ruídos, mas dessa vez clique em Remover Ruidos, mais abaixo. Pode demorar um pouco, mas isso vai tornar seu áudio mais limpo. Cuidado apenas com o que você apontar como Perfil de Ruído: Se fizer errado, pode detonar seu áudio. Qualquer problema, use a cópia reserva, ou o bom e velho Ctrl + Z.

4- Comprimindo

Com o áudio todo selecionado, é hora de COMPRIMIR. Isso vai fazer com que os sons que estejam muito baixos aumentem, e fazem o contrário com sons muito altos, além de melhorar sensivelmente a qualidade do som. Aqui é simples: BAIXE a barra de Limiar para -15db, e AUMENTE a de Proporção (Ratio) para 3:1. Depois é só clicar em OK e esperar o efeito ser aplicado. Faça isso duas ou três vezes no máximo. O ideal é duas.

5- Amplificando

Dica do Marcelo Dior, do VTT: Levelator. Se você achava que a voz de seus amigos estava muito baixa ou sumida, você ACHAVA!
O Levelator é simplesmente FANTÁSTICO! Ele coloca TODOS os sons na mesma altura, e aquele carinha que fala quase soprando, vai ficar tão audivel quanto o grandalhão que fala gritando. Para realizar esse “milagre”, é simples: Depois de instalar o programinha, exporte seu áudio em formato .AIFF (um dos poucos aceitos pelo Levelator), clique com o botão direito, vá em Enviar para, Levelator. Pronto! Você terá um novo arquivo OUTPUT, com todos falando no mesmo volume. Exporte de volta para o Audacity, ou apenas arraste pra lá. Você vai se surpreender!

6- Cortando

Agora vem a parte CHATA. Aqui você elimina tudo o que tiver ficado ruim ou deslocado no seu podcast; Use as ferramentas do Audacity se quiser mover um trecho de lugar, caso ele fique melhor num local mais à frente ou mais atrás no seu episódio. Não tenho muitas dicas para dar aqui, você tem que cortar o que ficar inaquedado ou fora de contexto para o assunto que esteja abordando.

7- Colocando Músicas

Arrume uma trilha sonora maneira, seja ela PodSafe (músicas gratuitas que podem ser usadas em qualquer podcast) ou daquela banda que você adora, e vá colocando numa segunda faixa de áudio, usando a opção Exportar. Note apenas que usar músicas com direitos autorais podem infringir certas leis, ficando por sua própria conta e risco. Na boa? Se você não pretende ganhar dinheiro com isso, nem acha que vai chegar na edição 371 e ficar famoso, pode usar Nirvana ou Legião Urbana, que ninguém vai te prender por isso…
Mais uma vez, faça bom uso das ferramentas do programa, nesse caso da ferramenta Envelope (aquela que tem uma linha azul e duas setas, próximo ao botão de REC) para definir onde sua música baixa de volume, de preferência quando vocês começarem a falar, é claro: Caso contrário, ninguém vai te ouvir!
__________________________________________________________________________
É isso, galera! Quem sabe postarei mais dicas de gravação e edição de podcasts no futuro? Contem aqui suas dicas, dúvidas, e qualquer coisa que eu tiver feito diferente (ou errado!), avisem!
Inté!

3 comentários:

Ronie Araujo disse...

Opa!

Adorei as dicas!!!

Era mais ou menos isso que estava procurando, assim que o meu primeiro PodCast sair do forno eu posto aqui...

Valeu!!!

Neco disse...

pode mandar, ficarei feliz em ouvi-lo!
Abraço!

Unknown disse...

Parabéns pelas dicas, muito úteis e bem explicadas!

Postar um comentário