quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Magos Famosos de D&D


Flecha ácida de Melf? Discos flutuantes de Tenser? Mansão Magnífica de Mordenkainen?...Afinal de contas, quem são estas pessoas que batizam estas magias clássicas de D&D?
alt
Se você é um jogador "mega-oldschool", já pode ter encontrado estes famosos magos em alguma aventura fantástica em um passado remoto, mas acredito que a maioria dos jogadores brasileiros descobriram D&D, e o RPG em geral, do início dos anos 90 em diante, portanto só conhecem os nomes presentes nos feitiços, e não os magos que os criaram.
Todos estes nomes correspondem a personagens do mundo fantástico de Greyhawk, criado por Gary Gygax e que também comportava elementos de Blackmoor, cenário de Dave Arneson. Os personagens ganhram vida na mesa de jogo pessoal de Gygax, e conseguiram tanta notoriedade que os feitiços que batizaram escaparam de Greyhawk e hoje são ensinados por estudiosos de magia em todos os planos de existência.

 

Mordenkainen

Este é sem dúvidao mago mais poderoso de D&D, pelo simples fato de que era o personagem de Gary Gygax em sua campanha de Greyhawk.
Ele é o fundador do "Círculo dos Oito", um grupo de poderosos magos com a missão de manter o equilíbrio entre o Bem, Mal, Caos e Ordem no universo.
Mordenkainen é um personagem discreto, costuma falar pouco e ouvir muito e é conhecido como uma guardião da paz, que viaja pelo mundo tentando evitar guerras e conflitos. Na realidade, Mordenkainen é uma espécie de agente duplo, já que não permite que o bem ou o mal prevaleça.
Feitiços Famosos:
Mansão Magnífica de Mordenkainen
Espada de Mordenkainen
Disjunção de Mordenkainen

 

Leomund

Foi um dos membros originais do "Círculo dos Oito", mas decidiu partir para explorar outros planos. Leomund é uma espécie de arquiteto e suas magias normalmente envolvem construção de estruturas e objetos. Leomund foi o personagem de Len Lakofka, veterano designer de games que é ativo no meio RPGísitico até hoje. Len nega que seu personagem tenha feito parde do "Círculo dos Oito",  e alega que um impostor estaria em seu lugar na ordem.
Feitiços Famosos:
Pequeno abrigo de Leomund
Baú secreto de Leomund

 

Evard

Também conhecido como Evard, the black. É um poderoso mago neutro e maligno que é inimigo de Mordenkainen. Evard é um informante ardiloso, e viaja entre grandes cidades trocando e barganhando informações. Especializou-se em ilusões de sombra e é responsável por um feitiço muito popular (ver abaixo).
Feitiços Famosos:
Tentáculos Negros de Evard

Tenser

Um mago bondoso, que, a convite de Bigby e Mordenkainen, se juntou ao "Círculo dos Oito" no lugar de Leomund. Tenser também foi conhecido como Manzorian durante o arco de aventuras "Age of Worms", da revista Dragon. Tenser morreu em uma aventura ao lado de Bigby, Drawmij, Jallarzi Sallavarian, Nystul, Otiluke, Otto e Rary, quando debravavam o túmulo de Habravan, o cruel. Tenser ressucitou graças ao feitiço "Clone" e descobriu que Rary havia traído o grupo anteriormente. Tenser foi personagem de Ernest Gygax, um dos filhos de Gary.

Feitiços Famosos:
Disco flutante de Tenser
Transformação de Tenser


Bigby

Foi um dos primeiros aprendizes de Mordenkainen. Como seu mestre, Bigby também defende a neutralidade.  É um dos membros mais antigos do"Círculo dos Oito" e seu símbolo pessoal é uma mão envolta em arcos de energia. Bigby acabou se especializando em magias que usam energia para criar mãos gigantes que agarram, batem, esmagam, entre outra utilidades.

Feitiços Famosos:
Mão gélida de Bigby
Punho cerrado de Bigby 

Melf

É um arhmago elfo cinza, foi originalmente o personagem de Lucion Paul Gygax, um dos filhos de Gary que participou de suas primeiras campanhas. Como Lucian não havia pensado em um bom nome para seu personagem, acabou juntando a letra M (male), que descrevia o sexo do personagem, com a palavra Elf, M + Elf = Melf. Melf fez parte da coleção de brinquedos de D&D da LJN no final dos anos 70, e foi rebatizado de Peralay.

Feitiços Famosos:
Flecha Ácida de Melf

Fonte: RPG Planet
Autor: Tchelo

1 comentários:

Unknown disse...

onde acho a ficha de cada um deles? muito boa a matéria, obrigado por me esclarecer!

Postar um comentário