segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Um dia é do Jogador e o outro é do Mestre.

Ola pessoas, depois de um domingo preguiçoso, aqui vai mais um post!
Neste domingo, além de receber a visita de uma amigona que não via a tempos, fui mestrar o rpg de caçadores de monstros para o meu grupo!
Para este RPG uso o meu sisteminha maneiro Joga o d20!
(um dia posto aqui)
Mas o que me levou a fazer este post, não foi o sistema, mas sim algo que aconteceu e acontece em todas as mesas de jogo! 

O Azar

Caraca, neste domingo os meus jogadores estavam com a mão cagada!
Nunca vi tanto erro crítico em uma mesa só.
Mas o interessante, é que no jogo de hoje não teve nenhum monstro poderoso, somente os capangas!
E eu, tocava o d20 e só dava 20!
E quando não dava 20 caia 19!
O resultado disto foi um quase TPK... mas se enganam se o pessoal estava triste e sem vontade de cantar uma bela canção, pois foi uma das sessões mais divertidas que já tivemos!

Mas como assim? Apanham e ficam rindo?

Por incrível que pareça era uma sessão que matar os jogadores não estava nos planos (alias esse rpg não tem muito plano, pois é totalmente no improviso... sempre), mas quando o Azar dos jogadores fala mais alto, o importante é não seguir com a total carnificina que esta acontecendo, ou seja, roube a favor dos jogadores.

Se você mestra seu rpg com escudos do mestre é mais dar uma ajudinha aos jogadore, basta rolar seu dadinho atrás do escudo e dizer: "ele errou". Mas, se assim como eu, você não usa escudo do mestre para fazer suas jogadas, ai complica um pouco mais, porque os jogadores malandrinhos sempre sabem qual é o bônus de ataque do inimigo na segunda jogada de ataque que eles sofrem. Então, para estes momentos, esqueça por um minuto aquele ataque destruidor e use um mais fraco.

Em alguns momentos, nem roubando para os jogadores eles conseguem vencer, então use aquele NPC fodão para ajuda-los naquela batalha que nem é tão importante assim.

Mas hoje, nem o chefe dos personagens, que é um meio demônio de nível épico, não conseguiu salvar todos... para deixar vocês dentro dos acontecimentos. Os personagens deste RPG são caçadores que trabalham na organização dos antigos personagens dos jogadores de um RPG que jogamos a uns 3 anos atrás.

O grupo é formado por:
Um Pistoleiro (que pode dar mais de 70 de dano, ou mais, em uma rodada).
Um Mexicano que ataca com um taco de baseball (metade de ouro e metade de prata)
E um Lutador (que arregaça na porrada e é cheio de mobilidade)
Capas das fichas dos personagens (ficha estilo livro, ficaram maneiras)

Apesar de estarem no nível 4, eles estão bem apelões!
Mas hoje não era o dia deles, pois o pistoleiro atirava e a arma travava (1 no dado), o mexicano dava a tacada e o taco ia longe (1 no dado) e o lutador ia dar um salto maluco e terminava com a cara no chão (1 no dado). E os capangas estavam mega ninjas! Tinham 20 pontos de vida e um bônus de ataque +4.
No final, mesmo com o meio-demônio ali ajudando, um dos jogadores recebeu dano suficiente para ser destroçado por uma chuva de tiros de uma M16 (ele ficou com -28 pontos de vida), ele poderia perder o personagem e montar uma nova ficha. Mas aquele não era o momento, nem um heróico jeito de perder o personagem. Então eu fiz o seguinte: Arranquei o braço do personagem, ele seguiu vivo, porem com uma "marca".

Então, se você esta mestrando e ta tirando 20 pra tudo que é lado, faça com que o personagem do jogador não seja morto por aquele kobolt armado com uma funda e sim que ele tenha desmaiado e acorde descobrindo que foi roubado, tendo agora que buscar seus itens de volta.

Não deixe que o vampiro do seu jogador receba a morte final devido ao tiro sortudo do Brigadiano (policial aqui do RS), mas deixe ele ficar preso em uma cela pra "ver o sol nascer quadrado".
Em fim, faça coisas que podem te render futuras aventuras!

Um toque de humor sempre ajuda a reverter a frustração do jogador, pois fazer piada com a desgraça alheia é muito divertido, pois assim o mestre da risada, o jogador que esta com o personagem melhor da risada gerando aos poucos uma epidemia de gargalhadas, que afeta até mesmo o cara que esta ferrado meio morto.

O Mexicano, que foi metralhado por uma M16, como eu disse, perdeu um braço. Mas então seguiu uma chuva de cenas cômicas, como o vampiro com um bastão elétrico cutucando o mexicano podre no chão sem um braço, e mais a frente a cirurgia onde ele ganhou um braço de ouro onde o Lery Meianoite errou algumas vezes na implantação!
Então, no fim todos ficaram felizes!

Então é isso ai galera, espero que eu venha a ajudar alguém com essa dica!
Abraço!
o/

1 comentários:

Mestre Bio disse...

É... deve ter sido divertido pra o grupo... :/

Postar um comentário