sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Ficha de Personagem do D&D Essential

Pois é galera, a wizard colocou la em seu belo site a ficha do D&D essential pra quem quiser baixar.

Ta AQUI o link.

Eu baixei, olhei, olhei mais uma vez...

Parece minhas fichas de Joga o d20...

Esta bem simples, na verdade simples de mais, se não fosse o Dungeons & Dragons sobre a ficha eu até perguntaria a que sistema pertence...

Eu gostei da 4ª edição porque foi bem simples de ensinar aos novos jogadores, ta ali bem prático! Eu acho que não era o momento pra fazer esta mudança (tirando possiveis motivos financeiros da empresa, é claro). E não venham me dizer que não é um novo sitema, porque algo que me faça gastar mais de 10 reais pra continuar atualizado considero novo sistema (e convenhamos que essa linha essential custa bem mais que 10 reais). Tal como o 3.0 e o 3.5, é parecido... mas é diferente.

Conversei com algumas pessoas por e-mail (o pessoal não comenta no blog, me mandam e-mail que é mais facil ¬¬ shuahsahshusa). As pessoas, que assim como eu, estavam se acostumando com a ideia de comprar varios livros de D&D 4ª tomaram um banho de água fria, pisaram no freio e deram marcha ré. Desanimaram porque logo só saírião materias com atualização da linha essential. Não que não dê para jogar igual, mas desistimula a comprar suplementos de D&D.

Uma exemplo do sentimento de alguns é:
Imagine que você é um nerd (¬¬ facíl essa) e comprou seu Play 3. Joga ali uns 3 mêses, sempre comprando aquelas revistas com dicas e detonados maneiros! Então, um belo dia, você compra a revista e vê la: "Detonados e novos games de Play 4"! Muito bem, você pode seguir jogando seu Play 3, mas vai passar a ver na banca de revista como são belos os novos jogos de Play 4 e sua empolgação pelo Play 3 diminui mais rapidamente!

Bem, paro hoje por aqui! Mas o importante é jogar o que quiser, pois se estressar com isso não era e não muda porra nenhuma, e a galera nova que comprar pode acabar gostando! Abraço!
E podem mandar e-mail galera, a vontade ^^

2 comentários:

Aurélio disse...

Bom Neco, o seu exemplo que você deu não se encaixa muito bem o que é o Essentials e as suas informações também estão equivocadas. Seria como você ter o seu PS3 lindo e belo e ai saísse a versão Slim do mesmo PS3, haveria diferença entre os jogos de ambos? Não. Eles seriam incompatíveis? Não.

Tudo o que você falou nesse seu post é o que NÃO é o Essentials. Essa ficha que você postou é apenas uma ficha da 4º mais enxuta, você pode jogar uma mesa de D&D 4.0 com essa ficha com ou sem o conteúdo do Essentials. E não é um novo sistema, o sistema é o MESMO todos os produtos da linha Essentials são compatíveis com os outros suplementos e vice-versa, tanto que os Builds provavelmente estarão disponíveis no Character Builder, junto com o dos outros suplementos. E você não precisa pagar NADA para se manter atualizado, todas as erratas são disponibilizadas GRATUITAMENTE pela a Wizard of the Coast, tanto que já saiu as erratas do PHB e dos Powers, atualizados com as regras que foram ERRATADAS, totalmente GRATUITO.

E quanto aos suplementos para essa linha serão apenas DEZ produtos dessa linha nada mais do que isso, mas isso não é relevante porque o material, como disse anteriormente, é compatível e um suplemento não um novo sistema.

E finalizando comparar o D&D Linha Clássica com o Essentials, com o 3.0 e o 3.5 é muita informação mal encontrada. Recomendo que você dê uma lida nos artigos da Wizard, nos PodCasts especializados para poder se informar melhor a respeito da linha do Essentials.

Neco disse...

Aurelio, primeiramente, obrigado pelo comentário!
Acho que eu posso ter me expressado mal no que eu quis dizer.
Sei que eles eles são o mesmo jogo, eu queria me referir no seguinte quando eu disse "E não venham me dizer que não é um novo sitema", era referente ao preço comparativo com novos jogos, sei que é o mesmo sistema já com as erratas atualizadas e até ia colocar sobre esses pdf de erratas.
A minha comparação com 3.o/3.5 com o 4ª não é relacionado ao sistema e sim ao lançamento dos livros. Exemplo: Eu comprei o D&D 3ª e logo (porque eu comprei esses livros depois de anos) saiu o 3.5, era praticamente o mesmo jogo só que o 3.5 era uma atualização já com todas as erratas, esse foi o sentido da minha comparação.
Resumindo, isto que coloquei em meu post foi mais por uma reclamação de um cara que gosta de ter livros de determinados sistemas e que quando resolveu comprar 4ª edição saiu outra coleção de livros, nada em relação ao Essential.

Até peço desculpas se meus exemplos apocaliptcos lhe causaram essa vontade de fazer um comentário assim (o do Play3 realmente não foi um bom exemplo^^).
Mas realmente foi um post relacionado a estética de ter os livros base e logo sair uma bonita box de livros de D&D.

Mas é isso ai,
Vlw mais uma vez pela participação (apesar de ser pra me detonar hehehe). Em relação de compatibilidade eu concordo plenamente com você!
Abraço! E comente quando gostar de algo também! hahaha

Postar um comentário