sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Os 12 Casais Mais Interessantes (ou não) dos Quadrinhos

 -12. Madrox e Siryn 
 Quase um não-casal, Madrox e Syrin tem um dos relacionamentos mais complexos e mais bem escrito dos quadrinhos. Ela gostava dele, eles namoraram, mas ele não tem memórias próprias do relacionamento, como se ele tivesse visto um filme dos dois namorando, mas não tendo acontecido de verdade. Eles ficam anos separados, mas voltam a trabalhar juntos. Numa noite de bebedeira ele dorme com ela e ela engravida. Eles resolvem ficar juntos e ela o pede em casamento quando o bebê está prestes a nascer. Quem pensa que seria um final feliz para a história se engana. A vida de Syrin envolta em tragédia mais uma vez detona a personagem e acaba com o relacionamento. Pelo menos até segunda ordem. É esperar para ver se o casal vai deslanchar ou colocar um ponto final em sua história.
11. Homem Elástico e Sue Dibny 
 Se Madrox e Siryn são um casal disfuncional do universo Marvel, Ralph e Sue Dibny são um modelo de casal quase perfeito do universo DC. O casal de detetives durante anos representavam uma imagem de casal feliz, onde um complementava o outro, e eram vistos dessa forma por praticamente todos os membros da Liga da Justiça (da qual os dois faziam parte). O assassinato de Sue Dibny na véspera do aniversário do Homem Elástico foi uma das histórias mais chocantes e impactantes da indústria dos quadrinhos. A depressão e desconstrução do Homem Elástico que se sucedeu também fortaleceu os dois personagens. E mesmo depois de “mortos”, ambos continuam populares dentro dos títulos da DC comics.
10. Hank Pym e Janet Van Dyne
Um cientista nerd e uma socialite fútil de bom coração. O Homem Formiga e a Vespa tinham tudo para ser um casal feliz apesar de suas diferenças. Mas Hank sofria de problemas psicológicos graves e chegou a bater em sua esposa em uma ocasião. O relacionamento dos dois ficou manchado desde então, cheio de idas e vindas. O realismo com que o assunto foi tratado pelos personagens, e a consequência de suas ações tornaram o casal um dos mais importantes da Marvel, e um dos preferidos entre os fãs dos Vingadores.
09. Sr. Fantástico e Mulher Invisível

O Quarteto Fantástico é a família de super heróis mais famosa do mundo. A razão de serem chamados de família é exclusivamente por causa do casamento de Susan Storm e Reed Richards, a Mulher Invisível e o Senhor Fantástico. Um dos primeiros casamentos dos quadrinhos, também é um dos mais turbulentos. Susan e Reed quase se divorciaram algumas vezes, ambos foram declarados como mortos, brigaram sobre questões políticas e sobre a retenção dos poderes de seu filho super-poderoso. Apesar de todos estes desafios, o casal mantém seu relacionamento firme e forte, servindo de base para muitas outras famílias de heróis que apareceram na mídia (como a do filme Os Incríveis). Susan e Reed na minha opinião são o exemplo mais clássico de casamento nos quadrinhos.
08. Oráculo e Asa Noturna
Outro casal cujo relacionamento nunca deu certo. Barbara Gordon era Batgirl e flertava frequentemente com Dick Grayson, o Robin. Mas a tragédia acabou separando o casal de vigilantes adolescentes. Após levar um tiro do Coringa, Barbara perdeu o uso das pernas e se viu presa à uma cadeira de rodas. Enquanto isso, Dick Grayson se afastava do Batman e criou uma identidade própria (Asa Noturna) enquanto liderava uma equipe de super heróis adolescentes (os Titãs). Barbara continuou a combater o crime, se tornando a hacker mais importante do Universo da DC: Oráculo. Ela criou as Aves de Rapina, comandando heroínas como Canário Negro, Caçadora (Huntress) e Poderosa (Power Girl) no combate ao crime. Recentemente ambos tentaram reatar o relacionamento, mas novamente não deu certo. O meu fascínio pelos personagens aumenta com essa frustração de dois personagens que claramente gostam um do outro e seriam um casal perfeito se não fosse suas vidas de vigilante atrapalhando tudo, fazendo com que o casal mereça essa posição na lista.
07. Meia-Noite e Apolo
Personagens do grupo Authority (que se passa no mesmo universo das histórias de Wildcats e Gen 13 da extinta Image Comics), Meia-Noite e Apolo são homenagens aos dois super-heróis de maior sucesso da DC Comics: Batman e Super Homem. O que os fãs não esperavam é que os dois formariam o casal gay mais expressivo e bem escrito dos quadrinhos. As diferenças entre os personagens são as mesmas que Super Homem e Batman, enquanto Apolo é um herói clássico e justo, Meia-Noite é violento e obscuro, essas diferenças entre os dois se tornam complementares, um admira o outro pela sua personalidade. Sem dúvida são personagens polêmicos, mas ao invés de depreciar a série, essa polêmica agrega valor ao título e aos personagens.
06. Ciclope e Emma Frost
Durante décadas nos quadrinhos o casal Scott e Jean (Ciclope e Garota Marvel) era interpretado como “feitos um para o outro” embora muitas vezes ela demonstrasse sua atração forte por Wolverine, o que fazia o Ciclope ficar com uma certa imagem de “corno manso” (como foi explorada nos filmes da franquia). Eis que no começo dessa década essa situação se inverteu. Ciclope passando por mudanças de personalidade e auto-conhecimento se afastou de Jean Grey. E a manipuladora Emma Frost (a Rainha Branca), uma ex-vilã que se aliou aos X-Men, aproveitou o momento para seus joguinhos mentais com o personagem. O que Emma não esperava é que o tiro saísse pela culatra e ela se apaixonasse de verdade pelo Ciclope. A recíproca também é verdadeira. O cara certinho que amava e idolatrava sua namorada desde adolescente estava se apaixonando por uma manipuladora de caráter duvidoso. Com toda essa trama envolvendo personalidades diferentes era óbvio que o casal tinha uma base sólida pra se tornar um dos mais populares na indústria dos quadrinhos. Não foi diferente, por mais que ainda existam muitos fãs chocados e desapontados com o final do relacionamento Ciclope e Fênix, a Rainha Branca e Ciclope se tornaram o casal mais importante atualmente dos títulos mutantes.
05. Demolidor e Elektra
Entre os fãs de quadrinhos é discutível se Elektra é realmente a namorada mais importante do Demolidor, (att Murdock). Outras mulheres que passaram nas páginas da revista do personagem como Karen Page, Viúva Negra e Milla Donovan tem tanta importância ou talvez mais do que a ninja assassina. O que é certeza é que Elektra é a mais lembrada do que todas as outras juntas. Um relacionamento envolto em tragédia, Matt e Elektra se viam em lados opostos da justiça. Ambos sofreram perdas irreparáveis mas enquanto para o Demolidor esses traumas serviram de impulso para seguir sua carreira heróica, para Elektra criaram uma sede de vingança que a levou a se tornar talvez a assassina mais letal da Marvel Comics. A popularidade dela é tanta que ela foi a personagem escolhida para ser par romântico do Matt na adaptação para o cinema da série, e acabou ganhando um filme próprio em sequência.
04. Homem Aranha e Mary Jane Watson
smonemoreday
Peter Parker e Mary Jane Watson são um dos casais mais famosos por conta dos filmes e desenhos animados do aranha. Quem não lê os quadrinhos não imagina que nem sempre foi assim. Mary Jane foi introduzida anos depois da estréia do Homem Aranha, na edição 25 da revista do aracnídeo. No entanto sua aparição era coberta de mistério, o rosto da jovem que a tia May queria apresentar ao seu sobrinho sempre coberto. Quando eles finalmente se conhecem a atração mútua ocorreu logo de cara, mas Peter já estava apaixonado por outra personagem, Gwen Stacy. Somente após a morte de Gwen que MJ se tornou a mulher da vida do cabeça de teia. O casamento dos personagens foi um dos mais sólidos dos quadrinhos, mas recentemente uma decisão editorial acabou desfazendo anos de história na cronologia de ambos. O que será desse casal depois de tamanha mancada? Só o futuro pode dizer.
03. Batman e Mulher-Gato
batman catwoman
Como já escrevi aqui, acredito que Selina Kyle, a Mulher-Gato é o par romântico do Batman que mais entende sua personalidade. Assim como ele, a máscara que ela usa como Mulher Gato ao invés de mascarar a personalidade da personagem, liberta quem ela é de verdade. Bruce Wayne e Selina Kyle são as máscaras de Batman e Mulher Gato. Por essa razão ambos podem ser “eles mesmos” na companhia do outro e saber que são compreendidos. O problema é que ele não admite as liberdades que ela toma em cima da lei, e ela acredita que as regras que o Batman segue destroem sua vida. A caracterização dos personagens aumenta com esse diálogo e fortalece a popularidade de ambos.
02. Vampira e Gambit
Gambit Rogue
É quase uma unanimidade entre mulheres que gostam de quadrinhos ou de X-Men. Nunca vou entender completamente o fascínio que as fãs de quadrinhos desenvolveram em cima do Gambit e da Vampira. Talvez seja pelo fator “amor impossível” que eles não podem se tocar, ou o fato do personagem “cafajeste” que também reflete na obsessão feminina por outros personagens como o Sawyer de Lost. Por esses motivos merecem a segunda posição da lista indubitavelmente.
01. Superman e Lois Lane
Lois Clark
Por mais que não sejam meu casal favorito da lista, é inegável que Lois e Clark são o casal mais icônico dos quadrinhos. Um triângulo amoroso composto de dois personagens apenas se tornou um elemento tão forte que viraram referência na cultura pop do mundo todo. Lois, apaixonada por Superman mal desconfia que ele é na verdade Clark, seu colega de trabalho desajeitado. Clark tenta conquistar Lois com sua identidade civil, que é sua verdadeira personalidade. O casamento dos dois personagens não acabou com a química, pelo contrário, fortaleceu os dois como personagens e as histórias de ambos. Definitivamente são o casal mais reconhecido do universo dos quadrinhos.

1 comentários:

Andrezinho "a Mochila" disse...

Bem, só para dar vazão ao meu lado lobo solitário: atualmente Janet Van Dyne está morta(no universo clássico e no ultimate), e o Dr. Pym assumiu a identidade de Vespa em sua homenagem, enquanto tem um relacionamento que pode ser dito como "amizade colorida" com a andróide Jocasta.
Sobre o casal Richards, com seu segundo rebento já alegrando o ambiente do edifício Baxter, foram plantadas algúmas pistas sobre um possível relacionamento extra-conjugal de Reed.

Postar um comentário