segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Dica: Como Elaborar Templos para seus RPGs

Ola gente bacana, gente matuta (tenho um tio que fala isso toda hora), venho com mais uma dica para vocês, jovens mestres. Hoje quero dar umas dicas de como você pode elaborar um Templos para suas aventuras de RPG! Vou ver se faço esse post em duas partes, a primeira (esta) vou dar dicas de como preparar os templos de deuses bondozos. O próximo (que vai sair um dia desses) vou dar dicas para os Templos dos deuses malzados!

....

Templos

Os templos são os locais sagrados que estão ali para que os fieis encontrem a paz de espirito e homenageem os deuses que eles seguem, realiando oferendas e pagando dizimos. Os aventureiros, por sua vez, veem os Templos dos deuses de tendencia bondoza como um bom e velho hospital para curarem suas feridas... Então, para previnir-me de jogadores malandrinhos, eu desenvolvi mais um de meus esquemas padrões de aventuras destinado aos Templos, ficando da seguinte maneira:

Áreas do Templo.
  1. Setor de Reza: esta é a entrada do templo, onde vemos algumas cadeiras ou bancos longos onde as pessoas se sentam e ajoelham para realizar as rezas. Logo a frente ha um altar, que é de onde o Clérigo(a) realiza seus sermões.
  2. Alojamentos: esta é a área de vivencia do Clerigo(a) e de seus sacerdotes. O quarto maior é do clerigo (claro) composto por cama, pequeno altar para o seu deus, mesa, estantes com alguns livros. Ja o quarto dos sacerdotes é composto por cama, cabide, mesinha e simbolo sagrado do deus para o momento da oração. nesta mesma parte fica a cozinha e um local com mesas ou uma grande mesa para hora sagrada da alimentação.
  3. Área de Rituais: Esta é uma área onde o Clérigo e os sacerdodes realizam seus ritos e oferendas. Também é aqui que as poções e itens divinos são forjados.
  4. Área hospitalar: Aqui é onde as pessoas doentes e aventureiros feridos ficam para serem curados. Quando digo "ficam para serem curados" é de maneira lenta, através de medicamentos, sopinhas, repouso e muita reza. Não é aquele hopital abarrotado de clérigos que tu deita na cama e é abençoado com um porrilhão de magias curar ferimentos críticos podendo sair em 5 minutos pronto pra seguir em sua aventura.
O Clérigo.
O Clérigo é o líder do templo, responsável por realizar as orações, acalmar os espíritos das pessoas, realizar os ritos funerários e quando é realmente necessário ele combate o mal com as próprias forças.
Normalmente, apenas um  Clérigo é fica em todo o templo, mas isso pode variar de acordo com o tamanho da cidade e do templo, podendo assim ter além do Clérigo líder, alguns outros clérigos de nível mais baixo.
Quando ocorre algum perigo sobrenatural na região que é preciso combater, o clérigo, para não deixar te tratar dos problemas internos da cidade (pessoas feridas ou doentes) envia antes grupos de aventureiros para tentarem resolver o problema, caso persista, ele se apronta para enfrentar o mal.
Como sabem que nem sempre só a fé podem acabar com o mal, os Clérigos realizam treinamento militar, geralmente esse treinamento é dado por clérigos de maior nível, que preferiram combater o mal como aventureiros.
Um bom jeito de inserir o clérigo de um jogador no grupo, é fazer que esse personagem seja o Clérigo do templo da cidade dos jogadores (se a aventura for de um nível mais elevado) ou um dos clérigos aprendiz do Clérigo líder do templo.
 Na área de rituais, o clérigo cria as poções, varinhas, símbolos sagrados, pergaminhos de magias e rituais, armas e armaduras divinas, ou seja, tudo que é item divino é criado pelo clérigo, mas principalmente poções de cura e itens de proteção, que podem ser vendidos (para caixa de fundos da paróquia ^^) ou dados aos personagens dos jogadores como recompensa. Os clérigos também realizam aqui, quando é possível, o ritual para ressuscitar os mortos.
O Clérigo do templo não acorda pela manhã já vestindo sua armadura de batalha e empunhando sua maça pesada (mace), ele é utiliza trajes apropriados para seu dia a dia. Deixando o armamento para a hora correta.


Os Sacerdotes.
Estes são os servos fieis do templo. Não possuem os poderes divinos do Clérigo, ou podem ter um pouco se você quiser, mas são ajudantes no trabalho clérical. Eles auxiliam nas rezas, ajudam a tratar dos feridos e doentes e fazem todo o trabalho de curadoria do templo (limpeza, cozinha, etc).

Recepção ao Templo.
Em geral, todos as pessoas e aventureiros são recebidos bem aos templos dos deuses bondosos, sendo recepcionados por um dos sacerdotes do templo. Onde é oferecido:

  • Conforto espiritual (algumas horas de reza).
  • Pedidos de Doação para o Templo.
  • Tratamento de ferimentos e doenças (de graça = demorado)
  • Venda de poções e itens divinos.
Estes são os principais, mas outros tipos de tratamento são feitos dependendo das característica que você colocar em seu templo, como por exemplo, o trato com magias de cura quando o ferimento da pessoa for mais grave. Mas isso fica a cargo do mestre.
Um tratamento especial é dado aos Paladinos, que recebem hospedagem, alimentação e quando preciso, magias de cura, poções e/ou itens divinos de graça quando forem combater o mal em nome da divindade que ele e o Templo reverenciam.

O Templo não é um centro de treinamento de Clérigos. Um Clérigo assim que seu treinamento é completo no monastério (ou sabe-se la onde), é enviado para o algum templo em alguma cidade ou vilarejo. Seja para chefiar o templo ou para auxiliar um clérigo líder.

Ganchos para aventuras.
  • Uma estranha doença esta tomando as pessoas da cidade e sabe-se que os primeiros infectados tiveram contato com uma estranha fera nos esgotos. O Clérigo contrata os Personagens jogadores para descobrirem e destruirem o que esta causando esta doença.
  • Os Personagens são contratados para escoltar até do monastério até o Templo o novo Clérigo.
  • O Clérigo da cidade foi morto, mas é possível ressuscita-lo levando o seu corpo até o clérigo do templo vizinho. Porem os assassinos deste clérigo não querem que isso aconteça. Para isso os personagem devem levar o caixão com o corpo do clérigo em segurança (e intacto) até o outro templo, através de uma área hostil antes que o ressuscitar perca a validade.
  • O Clérigo do vilarejo suspeita que há uma entidade maligna assumiu a forma de uma pessoa da cidade, e agora esta exercendo influencia e montando uma demoníaca seita.
  • Um dos personagens do grupo (o que faltou a sessão) caiu perante uma terrível doença. O Clérigo consegue diminuir o progresso da doença, mas para cura-lo é preciso do raro ____________ que só é encontrado nas ______________ e os Personagens devem ir busca-lo em _____ horas.

...
Bom pessoal, então é isso! Em breve posto dicas para templos caóticos e malignos!!!
Espero que tenho gostado, comentem e deem mais idéias se tiverem!
Abraço!

2 comentários:

Mu, the Padawan disse...

Muito bom o post, usarei muitas informações dele na minha campanha. Obrigado!

Neco disse...

Vlw Mu!
Fique a vontade.
^^

Postar um comentário