quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Visão do Neco sobre esse tal de D&D Essentials

Ola pessoas! Essa semana rolou uma mega confusão e trocentas especulações pelo suposto novo D&D chamado Essencials!


Pelo o que eu entendi, e me corrijam se eu estiver falando bobagem (ou muita bobagem), esse novo pacotão da alegria do D&D vai utilizar o mesmo sistema do D&D 4e, porem toda "atualizada" com todas as erratas.

Mas claro que não seria apenas isso, pois vivemos em um belo mundo capitalista (ao qual não estou reclamando) e a galera quer ganhar mais e mais dinheirinho.

Então, caro amigo, se você não completou sua coleção ainda, faltando o  Livro do Jogador, Guia do Mestre ou Livro dos Monstros da 4ª edição, corre para comprar a rapa que ainda existe em sabe-se la onde, pois os caras da Wizzards não vão mais fazer copias destes e de alguns outros livros.

Agora, se tu quer comprar a nova edição de D&D e não é detentor de grandes posses, sinto dizer mas tu se fudeu malandro, porque agora você que esta querendo jogar o RPG mais popular do mundo (D&D ¬¬) vai ter que comprar uma bela box do D&D Essentials (sabe-se la quanto isso vai custar quando chegar aqui no Brasil).

Outra coisa que eu entendi, lendo sobre o assunto em diversos blogs e sites, é que o D&D Essentials vai ser essencial (¬¬) pra você jogar até o nível heróico, sendo do assim você vai ter que esperar novos box para seguir com seu grupo até caminhos épicos! Sem falar na humilde pretensão de criar algo Essencial no D&D Insider que "aconselhará" você a pagar uma mensalidade para ter uma bela diversão: -"Se o pessoal paga uma mensalidade para jogar WoW, porque não pagariam para jogar D&D". Não lembro que disse isso...

Vejam o meu ponto de vista: Quando eu comecei a jogar D&D (não digo RPG, falo o sistema D&D) iniciei pela 3ª ed... A galera que me falou de D&D jogava AD&D e acharam legal a nova edição, lembro que era algo relacionado a um tal TAC 0, whatever... Mas então, na bucha eu comprei os 3 livros básicos mais um cenário de campanha, gastei aproximados 300 Reais na brincadeira. Um ano depois que comprei os livros, la veio o 3.5 mas não tinham tantas mudanças e ainda poderia jogar com os meus livrinhos sem tanta complicação.

Após anos jogando o D&D 3/3.5 veio a 4e! Bhá, foi foda! cheio de mudanças e tals, que me empolgou a jogar D&D novamente, tanto que até montei um grupo novo com novatos no RPG! Comecei comprando os livros aos poucos e ja estava iniciando a coleção dos outros livros e tudo mais.

Até que a Wizards vem e joga um balde d'água fria com essa tal Caixa Vermelha de D&D, nos que como eu cederam a nova edição. Não que esse Essentials mude todo o sistema, mas e desmotivante mesmo assim. Porque agora, eu não seria mais o cara que tem os livros da nova edição, e sim o cara que vai ter os livros de 4 edição e que fica vendo matérias e matérias sobre os novos livros essências que vão ser publicados. E isso pode ocorrer como o 3.5, ou seja: -"Eu não vou comprar esse novo, daqui a pouco os caras tomam um chá de cogumelo e criam uma nova edição".

E quer saber o que o Pai Neco prevê?
-"Eu não quero saber?"
Mas vou dizer mesmo assim. O Pessoal vai buscar um sistema mais estável. "Eu ouvi um Gurps 4ª  edição ai?".
Sim minha gente, ta vindo o Gurps novinho e tem muita gente pilhada, inclusive eu, a compra-lo. Então ja to vendo os caras do D&D perdendo grana para o um livro apenas, claro que vai vir cercado por outros livros, porem opcionais e não essenciais (que trocadilho hem).

Concluindo, vou continuar com meu D&D 4ª edição, vou jogar Gurps, Mutantes e Malfeitores, 3D&T, Vampire e meus sistemas próprios baratos e divertidos. E não quero saber nada sobre esse Essentials (se bem que os trequinhos de montar cenários parecem bem bacanas).
Então é isso ai galera, espero que comentem se é isso mesmo o que eu acho que é! Abraço!

4 comentários:

Anônimo disse...

E mesmo que não for, parabéns Neco. O negócio mais certo é jogar RPG com o que se gosta. Você comprou os básicos da 4e, não vai precisar da linha Essentials. Ela é voltada para iniciantes.

Valeu.
D3

Anônimo disse...

Na verdade, você está se enganando bastante. Mas é compreensível, tem muita informação desencontrada e muita gente não sabe mais no que acreditar.
Primeiro, tu não precisa do Insider pra jogar. Isso é coisa que tem gente inventando porque não conhece o serviço ou está falando de má fé. O que o serviço disponibiliza é um serviço parecido com a assinatura de outras revistas (Dragon e Dungeon Magazine) e a liberação de alguns programas, mas nada é necessário pra jogar.
Segundo, até agora não tem nada que confirme que o Essentials substituíra a 4e lá fora. Isso é especulação.
Terceiro, não teve nenhum anúncio da Devir que eles vão deixar de publicar a 4e. Eles podem continuar publicando ela e vendendo os livros básicos.
Quarto, existem duas informações sobre o fim da impressão dos básicos. A primeira é que eles não vão ser mais impressos pq eles querem forçar o pessoal a mudar pro Essentials. A segunda é que eles não vão ser mais impressos (ou vão receber uma última única impressão) porque a Wizards já conseguiu estocar número suficiente de exemplares até o fim planejado da edição (que não deve ser agora).
Quinto, se quer mesmo jogar Gurps, vai lá. O importante no final das contas é jogar algo que te divirta.

Ben-hur Ott disse...

Pura verdade neco! Me lembro quando tua ia pra aula e levava os livros para ler na escola, tu devorou os livros.
Logo saiu o 3.5 e eu comprei o negócio, daí jogamos um belo tempo e daí meteram o D&D4. Sem stress né, já fazia um tempo que a gente andava parado do masmorras e dragões mesmo. Mas me diga uma coisa, você não vai ter como discordar... Os RPGs mais fodas que tu mestrou não utilizavam seus sistemas caseiros (V.A.D.I, Piratas Espaciais, Etc)???

Neco disse...

Muito Obrigado pelos rápidos comentários!
Esse post foi justamente pra alguem me explicar o que era esse papo todo e a melhor explicação que li foi a comentada aqui pelo Ponei Riders! Vlw mesmo!
Vlw também Douglas!
E Ben-Hur, Joga o d20 forevis hahahahaha
E quem quiser, continuem a comentar!

Postar um comentário