sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Dica: Como montar uma masmorra bacana!

Olá uno mas!
Hoje quero dar mais uma de minha dicas furadas maneiras de RPG, quero dar umas idéias de como você, jovem padawa, pode montar uma masmorra que seus jogadores vão gostar... ou quem sabe você vai provocar um TPK... whatever!

O que é uma masmorra?
Eu vejo uma masmorra da seguinte maneira: "Um lugar subterrâneo ou simplesmente fechado, repleto de monstros e armadilhas".
Então, a toca de kobolds, o labirinto dos minovacas, as ruínas do castelo tomada por orcs, a biblioteca mal assombrada, a caverna do dragão (xD), a prisão da milícia e tudo mais que se encaixa nessa categoria, para mim é uma masmorra!

1° Passo para criar sua masmorra!
A primeira coisa que você deve ter em mente, é o motivo para ter aquela masmorra. Se tem um treco que eu odeio é masmorra aleatória. Esta masmorra que você vai montar deve estar ali para enriquecer a sua aventura, porque se não, você vai passar horas fazendo a bagaça e seus jogadores não vão nem lembrar dela no dia seguinte.
Sua masmorra não precisa estar sempre no foco principal da aventura, mas tem que estar por algum motivo no enredo da aventura. Ex.:
Os personagens estão buscando as 5 chaves para prender o Demônio Glaudecir em seu plano de origem. Uma destas chaves esta com o Rei da Cidade, que a entregará de bom grado se os personagens buscarem uma gema mágica que esta no templo das aranhas, um antigo templo sagrado que agora é habitado por terríveis e demoníacas Aranhas Gigantes.
A chave não precisa estar la dentro  do Templo das Aranhas, mas os jogadores vão ter de passar por ela (ou matar o rei e combater o reino inteiro) para consegui-la.
Mas claro (e olha eu me contradizendo) pode acontecer de ser necessário fazer uma masmorra para uma simples quest sem sentido. Então, meu amiguinho, faça com que essa masmorra tenha algo em especial, e não apenas corredor de 20m com armadilha de fosso de 9m. Uma das masmorras que um dos meus grupos mais lembra teve uma sala quase oval apenas. Era uma caverna que era a moradia de 3 harpias, apenas isso, mas o porém, é que essas harpias tinham um canto que hipnotizavam os personagens e quando finalmente um saiu do transe, se viram quase pelados eu um deles com a garganta quase cortada. Foi massa essa masmorra (vou falar mais sobre essa batalha na postagem sobre como rasgar as regras e fazer algo maneiro, ainda não é esse o nome... whatever²).

2° Passo para criar sua masmorra!
Muito bem, agora você deve pensar onde vai ser sua masmorra. Possivelmente você, um mestre esperto, tem no mínimo a geografia do local que cerca sua aventura/masmorra. Uma montanha, uma floresta, uma cidade grande, um rio, um pantano, em fim, lugares que cercam que podem se misturar na sua masmorra. Ex.:
Um rio que passa dentro do coviu subterrâneo de um Dragão Azul, forçando os jogadores a enfrentarem o bixano cuspidor de raios totalmente molhadinhos! mestre evil...
Isso vai facilitar sua vida também, na hora de começar a penssar em que criaturas habitão ao redor e quem sabe dentro da masmorra.

3° Passo para criar sua masmorra!
Antes de sair rabiscando na sua folha quadriculada as paredes e corredores com armadilhas de sua masmorra, pense o que era ou para que serve/serviu aquela masmorra. "Mas como assim?" Você me pergunta. E eu respondo: "Simples!" É para você pensar sobre um resumo da breve história da masmorra, ou seja, se a masmorra for um templo abandonado, projete as paredes dela como se fosse um templo. Se sua masmorra é fabrica de warforged, crie uma fabrica de warforged. O que eu quero dizer, é que você deve adequar os monstros à masmorra e não a masmorra aos monstros... a menos que sua masmorra seja criada parra colocar monstros, mas isso deve ser raro e deve ser para que os monstros defendam alguma coisa.

4° Passo para criar sua masmorra!
 Agora é o momento de você pensar o que habita a masmorra. se são monstros inteligentes, ou não. Se a um lider desses monstros e se tem um lider, porque ele esta ali. Assim fica mais simples para você dividir "os lotes" da sua masmorra.

5° Passo para criar sua masmorra!
Como diz uma bela paródia de um podcast do Vozes da 3ª Terra: "Se essa dungeon, se essa dungeon fosse minha, Eu mandava, eu mandva armadilhar..."
Ta na hora de colocar as armadilhas pro ladino ficar faceiro! Mas evite aquele velho corredor com armadilha do Livro do Mestre, coloque armadilhas mais elaboradas, no meio da arena cheia de inimigos. Lembre do filme Gladiador que no meio da tenção da batalha abre um burao no chão de onde brota um leão!
Mas tenha cuidado para não exagerar caso não tenha ladino no seu grupo, porque se não tem ladino, não é preciso montar aquela armadilha que só um ladino com bonus de +25 pode procurar/desarmar. E cuide um pouco com aquele enigma que você pensou enquanto estava sentado na privada, por mais genial e brilhante que você ache que é, talvez os jogadores não consigam ler sua mente para descobrir o que deve ser feito.

6° Passo para criar sua masmorra!
Acho que agora fica tudo pronto, só faltando dar as recompeças para os personagems. Faça mais salas extras que podem ser exploradas ou não, para aumentar o XP e as peças de ouro. Se você perceber que seu lado maligno despertou e a masmorra esta quase gerando um TPK, remova alguns monstros, diminua a CD de algumas armadilhas roube a favor dos jogadores um pouco. O importante é fazer algo desafiador, emocionante e divertido, e não algo impossivel e desanimador!


...

Então por hoje é isso ai, espero que gostem e qualquer coisa é só comentar. 
Até a proxima!
Abraço!
o/

2 comentários:

Unknown disse...

mt fera essas dicas, vai ser bem útil na hora de implementar minha história! sempre adorei masmoras pelo desafio que elas propoem aos jogadores

Dragões de Prata disse...

Uma leitura bastante proveitosa, devo dizer. Um excelente resumo para narradores. Simples e objetivo. Melhor do que ler toda aquela engrenagem do Livro do Mestre - D&D 3.5.

Postar um comentário