domingo, 8 de agosto de 2010

Idéias de como colocar Bancos ($$$) em seu RPG.

Ola pessoas! Hoje quero trazer idéias de como colocar Bancos nas suas aventuras de RPG medieval.
Espero que gostem e se tiverem mais idéias, comentem!
...

Colocar um Banco em suas aventuras de RPG medieval exige um pouco de cuidado e planejamento, ou seja, planeje seu banco e pense como o ladino do grupo, para não colocar coisas que incentive os seus jogadores a falsificar promissórias ou até mesmo assaltar a espada armada o Banco.

Uma coisa que deve ficar clara aos jogadores é que o banco que você colocou é para facilitar as coisas para eles. Porque levar aquelas 100.000 peças de ouro que eles pegaram da caverna do dragão e guarda-las em uma sacola na taverna não é seguro e pesa pra cacete na hora de ir para próxima cidade.

Além de guardar as pecetas de ouro (como diz o Thobias) um banco pode e é util para guardar os itens mágicos dos personagens que são difíceis de carregar, como por exemplo aquela Armadura Foda que é tão boa quanto a armadura atual do personagem que não merece ser vendida e sim guardada por precaução.

Além de tudo isso, um banco serve também para trocar o tipo de moeda que você tem: Peças de Cobre para peças de Prada ou peças de Ouro para peças de Platina, em fim, da para trocar até por aquelas pedras preciosas ou residium.

E a segurança?
Ah, a segurança do banco é o principal, pois é o que vai dar a segurança ao jogadores depositarem a grana de seus personagens lá e vai dar segurança a você (mestre) em desencorajar aquele ladino nível 3 que se acha o senhor dos larápios. Então, os esquemas de segurança que eu uso é o seguinte:
  1. Uma entrada e uma saída, de preferência um corredor com diferentes e letais armadilhas.
  2. Dentro do Banco deve ter um grande e foderoso campo anti-magia que desativa até itens mágicos poderosos.
  3. Em áreas secretas, atrás de paredes falsas, coloque alguns golens para reforçar.
  4. Os guardas (os unicos que por algum motivo que os jogadores não precisam saber) são bem armados com armas e armaduras mágicas.
  5. E se mesmo com essas coisas algo der errado para os banqueiros, ha um portal ou circulo de teletransporte que os levam em segurança para a o "Banco Matriz" (lugar mais foda ainda).
Guardado o dinheiro.
A maneira de guardar o dinheiro, você como mestre deve escolher a melhor forma e a que lhe da menos preocupação. Usar papéis que dizem informações sobre a conta bancaria dos personagens eu não recomendo, pois sempre tem aquele malandro que gastou pontos em falsificação e VAI querer em algum dia desses falsificar para tirar uma grana... e nessas horas a sorte sempre esta ao lado do jogador. Sabe quando você diz: -"Só tirando um 20 que isso vai dar certo!". Sim, o jogador VAI tirar um 20...
Então o jeito que eu faço é o seguinte:
   Para abrir a conta no Banco, o personagem tem de realizar um deposito mínimo de 3.000 peças de ouro. Dar o nome (Login) e criar uma senha passe (eu gosto de uma senha ao estilo frase secreta, mas na correria pode ser uma serie de números qualquer). Para fazer uma retirada, o personagem tem que ir até uma "agencia bancaria" para pegar sua grana.


O "Cofre".
Eu uso dois tipos de cofre. O 1° é o Bauzão, onde o personagem vai na agencia do banco e após ser devidamente identificado, o personagem é levado para um outro setor do banco, onde há alguns baús um tanto grandes com um crytex onde o personagem coloca sua senha e o baú abre revelando toda a grana e quem sabe até algumas equipamentos.
Para guardar itens maiores, o personagem pode comprar um cofre que consiste em uma pequena sala com espaço suficiente para guardar seus itens. Na porta desta sala há também um crytex. Este espaço custa 1.000 além do depósito mínimo de 8.000 PO.

Por que o maldito cryptex?
Simples, tanto no bauzão como no cofre pessoal, o cryptex serve para abrir um domínio onde estão os pertences dos personagens (de maneira similar aquela magia Abrigo Seguro, que abria um portal para uma casa para os personagens descansarem, acho que é esse o nome da magia). Pra quem não lembra:

Para finalizar, só quero dizer que Anões são banqueiros natos, mas faça como quiser!


Valeu pra quem leu e comente e contribua se quiser!
Até o próximo pessoas.
o/

P.S.:  Vlw Megaro soafir o mago, bom saber que pelo menos uma pessoa aproveitou de alguma maneira minhas idéias! hehehehe

0 comentários:

Postar um comentário