domingo, 15 de agosto de 2010

Classificação dos Sistemas de RPG (visão do Neco)

Olá, mais uma vez!
Hoje quero falar sobre a classificação de sistemas de RPG que implantei na minha mente através de anos de jogo. Vou dar como foco os RPGs medievais, onde temos uma grande variedade de sistemas que tratam do tema. Então, vamos a eles...

3D&T

Este sistema, apesar de eu não mestra-lo, vou dar minha visão sobre o estilo ideal de joga-lo. Logo olhando para a capa do manual 3D&T podemos notar que os traços orientais foram de grande inspiração para elaboração deste sistema. Olhando mais a fundo, podemos notar que os poderes (vantagens e desvantagens) confirmam a influencia de animes e manga (não a de comer, mangá [漫画], ta Gilson. ^^). 
Quando ouço: "Vamos jogar um 3D&T". Eu automaticamente penso em personagens estranhos e cômicos! E não estou dizendo que esse é um sistema que não levo a sério. Nada disso, esse é o sistema que da para fazer missões incríveis e com alto nível de diversão e piadas. É um sistema onde o mestre pode viajar nos NPCs sem ficar uma coisa estranha no ar (no ar em off no jogo, onde os jogadores se olham e pensam: "Que merda..."). É onde o jogador pode soltar sua criatividade nos personagens. Mundos maneiros para 3D&T são no estilo Final Fantasy e Arton.

GURPS

Para minha pessoa, RPG medieval estilo Escola Véia (como diz Tio Nitro) é GURPS. É neste sistema que se encaixa perfeitamente aquele Mago maligno estilo Saruman. É onde jogamos com personagens realmente mortais (e não digo mortais do jeito fodastico...). É onde jogamos com grande cautela, porque uma adagada no buxo pode matar seu personagem. Eu gosto de Gurps para aqueles jogos onde o mundo não é tomado pela magia e que a magia que tem é dominada por poucos. Os personagens desse sistema são mais detalhados, onde temos que confiar mais nas habilidades do personagem do que contar com aqueles trocentos itens mágicos que colorem os personagens de hoje.
Um exemplo perfeito para descrever como eu vejo GURPS, é o mundo Conan.


D&D 3/3.5 e D&D 4ª edição

Este é o meu sistema padrão para RPG. É onde vejo o equilibrio entre a restrição a magia e o mundo tomado pela magia. Eu gosto deste sistema porque temos as classes definidas, magia com um pouco mais de acesso. Temos o bom e velho guerreiro com armas e armaduras fodonas, o Ladino especialista em armadilhas e o Mago que mata todo mundo só apontando o dedo na direção no alvo. Mundos no estilo Forgotten Realms combinam bem com D&D.
Já o D&D 4ª ed. eu gostei por ser mais simples de jogar. O sistema é focado para aventuras onde a magia é de alto nível. Para jogar em cenários estilo Eberrom o sistema ajuda, ja que magias e poderes especiais dos personagens apresentam grandes efeitos especiais, que não combinariam muito com um mundo onde não há magia em todo o lugar.













É isso ai pessoas! Lembrando que isso tudo é uma observação pessoas dos sistemas. Não estou dizendo que você não pode jogar outro estilo comeste ou aquele sistema. Um abraço ae galera! Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário