sexta-feira, 2 de julho de 2010

Soldados da Milícia - D&D4ed

Ola caros leitores!
Hoje trago mais uma dica de um elemento (ou elementos) muito importante em nosso bom e velho RPG medieval! Falo da Milícia! Os Guardas da Cidade!
Pois o jogador que nunca teve seu personagem preso (injustamente, é claro) pela milícia, é porque jamais jogou RPG de verdade! Hahahaha!

...


Um Soldado da Milícia é um “servidor publico” do reinado, então ele é treinado em obedecer as ordens dos que mandam, logo, em suas atribuições como guardas da cidade/vila, deve manter a ordem e a paz entre os cidadãos, mesmo que para isso deva utilizar da força bruta e jogar o arruaceiro na MASMORRAAAA!

-Mas isso tudo eu já sei... o que eu quero saber é como organizo esse pessoal.

Então, a maneira que EU faço para organizar os caras da lei é o seguinte:

Depois de definir o tamanho da localidade (alias, leia meu post sobre Vilarejo) e definir o contingente de soldados da milícia, eu os divido pelas ruas da cidade/vilarejo de uma maneira que fiquem no mínimo dois ou três deles por esquina. Desta maneira, rapidamente reforços chegaram na confusão.

            Meus soldados da milícia, normalmente possuem treinamento principal em 4 tipos de armamentos estratégicamente preparados para prender os jogadores malfeitores, que são elas a Espada, a Besta Pesada , uma Rede (ou mais) e a Lança.

-Mas porque estas armas?

Eu explico:
  1. Espada: Arma padrão para o bom e velho corpo a corpo, mas eu as utilizo puramente como “alegoria” em uma batalha contra os jogadores.
  2. Besta Pesada: Não há algo que irrite mais um jogador do que aquele cara lá no fundinho lançado virotinhos de 1d10 (pra quem joga D&D) em seu personagem.
  3. Rede: Imagine o personagem do seu jogador no chão e enrolado por uma rede... se você é mestre deve ter ficado com um sorriso maligno no canto da boca após imaginar isso.
  4. Lança: Esta é uma arma muito divertida para soldados da milícia, pois além de ser uma boa arma de haste, com ela é possível espetar o personagem do seu jogador enquanto ele esta no chão enrolado pela rede. Ou quando o PJ já esta preso, a lança pode “guiá-lo” até a masmorra. Em fim, a lança é uma boa arma que o soldado da milícia pode furar o PJ a uma certa distancia.

-Ah Neco, tu é mau... vai acabar matando seus jogadores assim...

Calma, uma batalha com a milícia, é o que podemos chamar de batalha... hum... batalha... sei lá, mas uma batalha com a milícia é mais para efeito cômico (principalmente para o mestre e para o jogador que esta com o seu personagem em segurança) ou para prender os PJ para dar uma continuidade qualquer em sua história.

            Outra coisa na organização da milícia, é o Capitão da Guarda. Quando se trata de uma pequena localidade, eu utilizo apenas 1 Capitão da Guarda, mas quando a cidade é grande, eu utilizo outros lideres de pequenos destacamentos. Normalmente para cada 15 soldados há um lider, mas mesmo assim há um Chefe da Guarda.
Este Cap. da Guarda, no bom e velho D&D 3ed, era feito com regras de Classe de Personagem (uuuhhh que trabalho que dava...). No D&D 4ed eu uso o sistema de criação de monstros deixando eles parecidos com alguma das classes. Normalmente para o Cap. da Guarda eu “copio” algumas habilidades que o deixam parecido com o Guerreiro, Warlord ou Clérigo, mas eventualmente, em algumas localidades exóticas, a outros tipos de Cap. da Milícia. Mas os Cap. da Milícia eu deixo pra detalhar em outro post... seguimos com os soldados!

            Com o D&D 4ed, o trabalho do mestre de criar fichas de monstros e NPCs ficou muito mais fácil. Então eu tenho meu esqueminha padrão para guardas da milícia.

Soldado da Milícia: O nível dos meus soldados varia de acordo com o nível dos meus jogadores. Pois enquanto eles são de nível baixo os guardas da milícia apresentam alguma ameaça a eles. Pois um dia vi um jogador ser preso pela milícia e esse jogador ficou muito frustrado pois ele era de nível 20 (D&D 3.5 – Ah. Eu não era o mestre ^^). Então faça esses soldados de no máximo 5° nível.
            PV: 13 + Nível x8
            CA: 14 + Nível           Fort/Ref/Vont: 12 +Nível
            Iniciativa: +5
            Ataques
Espada Longa: 4 + Nível vs. CA.
Lança Longa: 5 + Nível vs. CA.
Besta Pesada: 5 + Nível vs. CA.
Rede: 5 + Nível vs. Ref.

Poder
Duplo Aprisionamento com a rede! Ataque do Soldado da Milícia
Dois soldados da Milícia seguram cada um uma ponta da Rede, cercando o meliante, prendendo-o e o derrubando ao chão.
Encontro w Rede
Ação Padrão          Alvo: Uma criatura dentro do deslocamento dos Soldados da Milícia
Requisito: Dois soldados da milícia devem estar no máximo com um quadrado de distancia e segurando cada um uma parte da rede.
Ataque: 7 + Nível vs. Reflexos.
Sucesso: Além de Imobilizado, o alvo fica derrubado até conseguir Escapar da rede.
Fracasso: O alvo é apenas Imobilizado.

É isso ai pés...

-Mas Neco, to procurando no livro e não achei Rede nenhuma!

Então lá vai a Rede para D&D 4ed!

Rede: Feitas principalmente de corda (um dos materiais mais úteis do RPG) com esta arma você pode imobilizar o alvo. A Rede é considerada uma arma simples a distancia de duas mãos (ataque usando sua destreza ^^).
Prof.: +2   Alcance: 3   Peso: 1,5Kg
Efeito: A rede deixa o alvo Imobilizado (LdJ pg. 277) até conseguir Escapar (Acrobacia ou Atletismo CD 20) ou Romper a rede (Força CD 21). Cortar as cordas que formam a rede leva 2 rodadas por categoria de tamanho do alvo (pequeno 2 rodadas, médio 4 rodadas, etc, etc) e isso gera ataques de oportunidade.

...

Então agora é isso ai pessoal! Espero que gostem e que seja util de alguma maneira alguém!
Qual quer coisa comentem, deixem um recado no blog ou mande e-mail para neco_barcellos@hotmail.com!
Abraço!
o/

1 comentários:

Thobias disse...

Eu é que sei o quanto esses soldados da milicia com suas redes são um pé no saco...
Ou melhor, meu Ladino, juntamente com um Draconato por ai, sabem o quanto esses seres são irritantes...

:D

Belo Post Neco!

Postar um comentário