terça-feira, 13 de julho de 2010

Guia de Sobrevivência do Jogador de RPG

Após alguns anos jogando e mestrando RPG, recentemente tive a oportunidade de jogar e mestrar para um novo grupo de jogadores, que nunca tinham jogado RPG antes, onde pude relembrar as cagadas coisas engraçadas que eu fazia no inicio deste meu hobby.
Então, demonstrando uma total falta do que fazer e tempo disponível, desenvolvi um Guia de Sobrevivência do Jogador de RPG! Com estes passos, seu personagem vai ter mais chances de se dar bem, garantindo isso desde o momento que o Mestre diz: “To preparando um RPG aqui...”.

1°- Quando o Mestre falar que tem um RPG em mente, procure confirmar o tipo de campanha que será mestrada. Por exemplo:
            Mestre: “To querendo mestrar um RPG medieval”.
            Você:
“Beleza, mas mestre, você quer um grupo bonzinho, malvado ou simples mercenários?”
Esta informação, vai evitar que o mestre crie uma aventura do estilo buscar as esferas do dragão para salvar o mundo do mal, e o seu personagem é mais mau que os vilões da história.

2° - Crie a história do seu personagem em volta da história que o mestre vai ambientar seu jogo. Isso agrada e facilita o trabalho do Mestre, podendo lhe garantir até uns itens mágicos.

3° - Depois que seu personagem estiver pronto, antes de entregar ao mestre história e ficha. Revise tudo para não trocar seu personagem na hora que o mestre já estiver preparado tudo. Isso vai evitar que a maioria dos monstros ataquem seu personagem primeiro.

4° - Se você estiver jogando D&D, jogue seus atributos sem chorar por resultados não tão bons... chorar por tirar um 3, 8 ou 9 até vai... mas por não conseguir tirar os dois 18 que tinha imaginado para seu personagem e trocá-lo na hora H vai ocasionar o resultado citado acima.

5° - Já em jogo, evite comentar sobre os últimos filmes/animes que viu, faze do jogo que passou ou qualquer outro assunto em off no meio da narração do Mestre. Para isso é dado um tempo no inicio onde os jogadores se reúnem, na pausa para o xixi, na hora distribuição do XP ou em qualquer outro momento de intervalo que seu grupo tenha.

6° - Tente ao máximo interpretar seu personagem, ou seja, fale em primeira pessoa. Claro que não é necessário falar em primeira pessoa do inicio ao fim, mas pelo menos nas horas que estiver falando com um NPC.

7° - Esta dica é bem para os novatos mesmo. Nunca, mas NUNCA, roube o caderninho da aventura do mestre para descobrir onde esta a armadilha, ou quantos PVs tem o monstro. Pois sé o mestre te pega, você pode esquecer recompensas que agradem ao seu personagem, e com certeza o mestre jamais ira confiar em você como jogador. Além disso, espiar as anotações do mestre vai acabar por estragar a diversão e emoção do RPG.

8° - Tenha em mente que o Mestre não joga, ou pelo menos não deveria jogar contra os jogadores.

9° - Evite egurar ficar jogando, empilhando ou girando os dadinhos como pião todo o tempo, isso pode gerar grandes incômodos como deixar os outros jogadores procurando dados, derrubar os dados no chão ou distrair os jogadores e o mestre.

10° - Se seu personagem morrer, aja como homem de verdade (ou mulher de verdade se for uma garota jogando). É natural um personagem morrer, e mesmo que você tenha se apegado a ele, amassar a ficha e jogar na cara do mestre não resolve nada! É em mundos medievais é muito mais fácil de fazer seu personagem voltar a vida se a morte foi escrota. Ou melhor, em quase todo o tipo de jogo é fácil fazer algum tipo de missão para fazer seu personagem ressuscitar.


OK, esta é a primeira parte! A próxima serão dicas para seus personagens dentro do jogo. Como introdução para esta segunda e próxima parte leiam meus post “Equipe Bem Seu Personagem”.
Um Abraço!
o/

0 comentários:

Postar um comentário