segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Dicas de RPG: Templos Malignos

Olá pessoas, a muito tempo atrás eu fiz um post dando dicas de como montar rapidamente um templo de um deus bondoso para suas campanhas de RPG (pra quem não leu, clique AQUI par ver). Então hoje vou dar alguma dicas de como você pode fazer os templos para os deuses malignos de uma maneira que não dê muita dor de cabeça pra você!

Templos Malignos

Os Templos malignos são bem diferentes dos templos dos deuses bondosos. A primeira diferença, é que nas grandes cidades, ou pelo menos não na maioria das cidades, não existe um destes templos a mostra. Dentro das grandes cidades o Templo esta escondido usando outros prédios como fachada, mas também existem aquelas cidades que são dominadas por seres malignos, onde estes templos são bem quistos.
Nestes templos, os fieis não estão a procura de paz de espírito nem palavras confortântes, mas sim prestar oferendas e sacrifícios aos seus deuses. Quem serve a um deus maligno, serve por ambição e medo, necessáriamente nesta ordem.


Estrutura de um Templo
Eu divido a estrutura dos templos de deuses malignos e dois: Os Templos Improvisados e os Templos Fixos.

Os Templos Improvisados são aqueles que se organizam em um local temporário, para realização de um ritual e/ou sacrifício para o deus.
  • O Clerigo: Neste tipo de templo improvisado, a organização geralmente pertence a apenas um sacerdote de poder razoável. Este clérigo de alguma maneira juntou um pequeno grupo de fieis do deus maligno, que o ajudarão a realizar o ritual que precisa.
A estrutura de um templo improvisado, normalmente é pequeno, oculto e montado em algum lugar que outrora tinha outra serventia. Este templo pode ser em um setor do antigo esgoto da cidade, uma cripta subterrânea do cemitério da cidade, uma caverna que era antes o lar dos Goblins saqueadores, as ruínas de um antigo forte, uma clareira no meio da floresta, uma fenda na montanha, etc. 
Como é um lugar que não terá uma longa estadia do templo, não é necessário montar inúmeras salas repletas de monstros e armadilhas. Além do salão principal, onde vai ser realizado o ritual e/ou sacrifício, se você adora colocar salas, corredores e armadilhas, você pode colocar uma sala de entrada onde vão estar alguns guardas e algumas armadilhas e quem sabe um corredor ou entrada que leve até onde o ritual esta sendo realizado.  Se for em um local subterrâneo, faça com que a grande sala do ritual seja uma pequena habitação, com algumas barracas espalhadas, caixas com mantimentos e armas dos guardas, uma grande barraca onde o Clérigo descansa e planeja uma jaula onde estão as vitimas dos sacrifícios, ou seja, você pode criar uma grande construção e economizar parede na sua dungeon.
  • Os Servos: Os servos, nestes tipos de templos, estão lá para ajudar o Clérigo a realizar o ritual. Eles o seguem geralmente por seguir o mesmo deus e por acharem que o Clérigo é alguém de grande poder que tem contato com o deus que eles cultuam. Mas também, estes servos porem estar lá em como mercenários, trocando a fé por pecetas de ouro. Normalmente, em nossos RPGs, os servos são aqueles monstros da linha Goblin, Orc, Troglodita, etc, etc.
Os principais tipos de quests que levam os personagens dos jogadores até estes templos são as missões de busca e resgate. Exemplo:
  • Orcs estão seqüestrando as moças do vilarejo e a filha de um comerciante está entre as moças. O comerciante pagará bem a quem trazer a filha de volta. Cabe aos jogadores investigar o motivo dos seqüestros, descobrir pra onde estão levando as moças e salvar a donzela antes que ela seja sacrificada.
  • O Clérigo da cidade descobriu que nos esgotos da cidade há um culto se formando, onde o lider, um clérigo maligno, esta terminando um ritual para invocar um ser infernal de seu deus. Os personagens devem encontrar e destruir este culto antes que o Clérigo maligno invoque tal criatura.


Os Templos Fixos são aqueles construídos com a finalidade de estabelecer um culto a tal deus. Pode-se encontrar estes templos em reinos e/ou cidades controlados pelo mal, como cidades orcs ou terras sem leis, ou até mesmo disfarçados e ocultos dentro das grandes cidades, ou seja, o Templo de Bahamut da cidade na verdade serve de fachada para o Templo de Tiamat.


O Clérigo.
Nestes tipos de Templos, existe um clérigo líder que é o clérigo com mais poder dentro do templo. Ele é responsável por realizar os rituais mais poderosos ligados a entidades malignas. Este clérigo chegou a chefia do Templo por ter um grande poder e até mesmo por ter contato com seres demoníacos e os servos deste templo temem este clérigo tão quanto o próprio deus. Dentro de cidades malignas, o clérigo mantém acordo com o governante. Ele ajuda com criação de Itens Mágicos, Poções e até (dependendo do poder do Clérigo) com auxilio dos planos Infernais, em troca o reino ou cidade oferece proteção. O clérigo também é responsável por realizar os cultos maiores, onde seus servos realizam "oferendas" ao deus.

Os Sacerdotes.
Auxiliando o Clerígo, existem os sacerdotes, que são clérigos de nível inferior ao do clérigo lider. Eles são responsáveis por ajudar o Clérigo lider com os rituais, mas principalmente atender as necessidades menores nos fieis (sempre que aquilo traga algum bem para o Templo), como por exemplo negociar algum item ou poção, realizar um ritual pequeno, ser contratado para uma missão, etc.

Os Servos.
Os servos destes templos existem para atender o Clérigo e os Sacerdotes, sendo eles os empregados e em alguns momentos são até amantes. Estes servos estão nos Templos por total fanatismo e muitos acham uma grande honra se sacrificar em rituais para agradar os deuses. Quando é necessário os Servos pegam armas para defender o Templo e seus Mestres, mesmo que isso lhes custe a vida.

Áreas do Templo
Um templo maligno fixo, para ser maneiro deve ser grande, com passagens secretas, armadilhas e seres demoníacos ajudando a cuidar do local. Em um templo destes você, mestre, pode criar uma dungeon muito maneira.

  • Entrada (área de reza): Aproveite está área para descrever bem o clima do demoníaco do local, descreva os quadros, as esculturas, inscrições nas paredes e pilares. Nesta área os servos demonstram sua fé pelo deus ou entidade maligna que servem, então existem alguns bancos de igreja. Bem a frente coloque uma altar, uma mesa de sacrifício talvez (não é aqui que os rituais mais importantes são realizados.
  • Alojamentos: Faça uma área onde ficam os alojamentos, banheiros, cozinha e sala coletiva de janta, pois mesmo malignos eles precisam comer, dormir e... whatever.

    Áreas Secretas.
    Aqui seguem algumas idéias de como montar a dungeon do Templo Maligno. Eu gosto de evitar salas inuteis, ou seja, aquelas que entramos na dungeon e a sala é apenas um quadrado onde tem monstros para serem mortos pelos personagens dos jogadores. 
  • Entrada Secreta: Não é sempre que os personagens dos jogadores vão invadir um templo maligno. Então aproveite para já impressionar os jogadores na entrada secreta para o subterrâneo do Templo.
    Coloque que a entrada fica abaixo de uma estátua gigante do Demônio e que para abri-la é preciso colocar o Rubi Vermelho em seus olhos (ou ter um bom ladino) e que ela se abre de uma maneira diferente. Ou se seu templo maligno fica no templo bondoso, que serve de fachada, faça que a entrada fica em um quadro que ao dizer as palavras corretas se revela um portal para o verdadeiro templo. Em fim, impressione!
  • Corredores: Eu recomendo que para seu templo você faça bifurcações e caminhos alternativos com os corredores. Particularmente eu não curto o sistema de repetição Corredor > Armadilha > Sala > Corredor... então faça caminhos que levem a determinada sala, ou seja: "o corredor se divide em três caminhos, o da esquerda leva as catacumbas, o central leva ao grande salão dos Sacrifícios e o da direita leva aos banheiros".
  • Armadilhas: Já foi o tempo que buracos com estacas impressionavam, então use sua criatividade na hora de colocar armadilhas! Deixe de lado o clichesão das armadilhas do livro do mestre e pense em armadilhas que se encaixam no ambiente. Se o Templo segue a um Deus maligno dos Mortos-Vivos, faça uma armadilha que abra uma ou duas salinhas repletas de mortos-vivos que sercam os personagens no corredor. Na mesma linha, faça armadilhas que invocam alguma ser demoníaco (um cão infernal, talvez). Uma coisa importante para as armadilhas é: "Se quer colocar armadilha, coloque, mas faça que ela seja possível desarmar". Como é chata aquela armadilha de buraco com estacas que no fim das contas todos os personagens tem que testar seus reflexos para que possam passar, Ladino pra que então (dar porrada, hora)! Em alguns momentos é legal esse desafio de pericias, mas não em armadilhas inúteis... à menos que o ladino erre o teste, claro. 
  • Salas Dentro do Templo: Vou dar alguns exemplos de salas a serem exploradas no Templo, mas com certeza você vai ter mais idéias de salas para incrementar a aventura.
    Salão de Clausura: Esta é uma sala onde os Sacerdotes ficam para dias de reza e adoração, não precisa ser uma sala muito grande.
    Catacumbas: Esta é a prisão do Templo, onde pessoas raptadas para serem futuramente sacrificadas ficam. Para ficar maneiro esta área poderia ser no subterrâneo do subterrâneo (¬¬), aquele lugar com pedra natural. Como guardas, alguns sacerdotes e seres infernais. Pode-se colocar aqui também uma espécie de cemitério com mortos vivos e quem sabe até pode ser aqui o centro de treinamento dos Cléricos e seu possível cofre ($$). Então essa é uma área grande para ser explorada feita de pedra bruta.
    Salão de Rituais: Este deve ser o maior salão do Templo, com espaço para realizaçãos de todos os ritos macabros que podem ser feitos. Enfeite ele bem com estátuas, altares, uma banheira com sangue, corpos pendurados, em fim, um cenário bem perturbador. Como aqui, possivelmente vai ser a batalha final na aventura, é interessante colocar áreas que deem vantagem ao Clérigo líder e seus seguidores. Invoque Demônios para atazanar os Personagens e para dar mais emoção crie aquele senso de urgência. Exemplo: "Os Clérigo Líder esta abrindo um portal para que a Entidade ao qual ele segue possa reinar neste plano, enquanto isso, seus outros clérigos estão sacrificando as 10 virgens para acelerar o processo". Então a cada rodada uma virgem é sacrificada e quando todas forem mortas um Demônio será libertado. Ou no caso da 4ª edição, pode-se ter portais que a cada rodada saem uma quantidade X de demônios minions que devem ser fechados. As possibilidades são muitas para esta área.
Então galera,
Fico por aqui com as dicas hoje! Em breve tem mais!
Abraço!
o/

4 comentários:

Anônimo disse...

Ha Muito Bom cara!
Mestres, dêem uma lida no tópico!

Neco disse...

Vlw pelo Comentário! que bome alguém gostou ^^

Jean "Mestrinho" Castro disse...

Muito legal descrever as áreas do templo, em geral as masmorras criadas para o jogo não fazem muito sentido, parecem apenas um amontoado de salas conectadas por corredores perigosos e criaturas que vivem ali, sem explicação alguma.

Renan disse...

Muito bom!
Parabéns!

Postar um comentário