sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Hogwarts RPG: Desvantagens

Desvantagens                                                                                                             
Para que o jogador possa ultrapassar algum valor máximo de alguma aptidão, ou ter algum outro talento é preciso ter pontos bônus que são adquiridos com a compra de desvantagens.
No momento da criação do personagem, o jogador pode escolher até 4 pontos de desvantagem. Estas desvantagens podem ser:

1 Ponto: Desvantagem leve, uma peculiaridade do seu personagem que o faz parecer estranho, algum tipo de característica na sua personalidade que em alguns momentos pode lhe causar pequenos problemas em algumas situações, dando no máximo penalidade de -1 em algum tipo de jogada. Exemplos:

Peculiaridades: Você deve escolher 3 peculiaridades marcante para a personalidade do seu personagem. Ele pode ser um pouco calado, deprimido e ditador de regras; ou pode ser Falante, Hiperativo e Sempre Sorridente. Estas peculiaridades não lhe dão penalidades, mas para garantir seus pontos de experiência por interpretação elas devem ser seguidas. Você só pode pegar uma vez peculiaridades.

Má Fama: Devido a alguma coisa que você ou seus parentes fizeram em Hogwarts, você tem uma má fama que faz com que a maioria das pessoas que não te conhecem bem te tratem com certa desconfiança. 
-1 em teste sociais com pessoas que não o conhecem e o tem como amigo.

Dificuldade em Matéria: Você tem dificuldade em duas aulas a sua escola (Estudo dos Trouxas não é permitida). -1 em teste de aprendizado de nova magia pertencente a matéria que você não domina muito bem.

Megalomania: Você se acha o melhor dentre todos os outros estudantes de Hogwarts. Você acredita que 

Inimigo: Você fez inimizade com um outro aluno de Hogwarts, vocês realmente não se suportam.

Fobia: Você tem medo de alguma coisa, algum animal (cobra, rato, aranha) ou alguma criatura mágica (sereianos, dementadore ¬¬). Sempre que estiver na presença dessa criatura você sofre -1 em todas suas jogadas até se afastar.

2 Pontos: Desvantagens de dois pontos são um pouco mais perigosas que em algumas vezes podem dar um pequeno risco a sua vida ou te atrapalhar bastante. Estas desvantagens podem te dar uma penalidade de -2 em alguns testes. Exemplos:

Memória Fraca: Você tem uma dificuldade para se lembrar de coisas que aconteceram com você, como nome de pessoas e locais que você deve ir, tendo que realizar um teste dificuldade 10 para se lembrar de algo tendo dificuldade -2 para tal teste. Esta desvantagem não afeta no aprendizado de nova magias.

Assombrado: Um fantasma ou alguma criatura mágica por algum motivo se apegou a você, aparecendo em alguns momentos inapropriados. Jogue 1d10, tirando de 1 à 4 o fantasma aparece para lhe importunar ou te pedir alguma coisa (a escolha do mestre) enquanto o fantasma esta te assombrando você tem -2 de penalidade em suas ações.

Dificuldade em Matéria: Você tem dificuldade em três aulas a sua escola (Estudo dos Trouxas não é permitida). -2 em teste de aprendizado de nova magia pertencente a matéria que você não domina muito bem.

Inimigo: Você conseguiu a inimizade de uma casa inteira ou de uma familia influente de bruxos, até talvez não seja algo que você fez, mas já vem de anos esta inimizade.

Problema de Visão: Você precisa sempre de seus óculos, sem eles sua visão fica embaçada. Você sofre -2 em testes que exijam sua visão (mirar uma magia por exemplo). A cada 5 metros de distancia soma-se 1 a penalidade.

Vontade Fraca: Você não consegue resistir muito bem a efeitos mágicos que caem sobre você. Você sofre -2 em testes para resistir a magias (encantamentos/transmutações).

3 Pontos: Estás são desvantagens que realmente colocam sua vida em risco, insanidade, profecias malignas, inimigos poderosos são alguns exemplos do que acontecem com alguém com esse tipo de desvantagem. As penalidades destas desvantagem são de -3 em alguns testes.

Dificuldade em Matéria: Você tem dificuldade em cinco aulas a sua escola (Estudo dos Trouxas não é permitida). -3 em teste de aprendizado de nova magia pertencente a matéria que você não domina muito bem.

Atração Terrível: Por alguma razão as circunstância ruins cercam você. Esta desvantagem não lhe rendem penalidades, porem, as coisas ruins miram você. O Dementador que esta no trem vai checar a sua cabine primeiro, o Salgueiro Lutador fica nervoso só de estar próximo a você e o Trasgo que fugiu da masmorra vai direto no banheiro que você esta.

Inimigo: Você tem a inimizade de um ser de grande poder. Pode ser um bruxo poderoso, uma raça de criaturas mágicas ou uma ordem de bruxos malignos.

____________________________________________________________________
Por hoje é isso ai pessoal, creio que vocês pegaram a idéia das desvantagens. Com esses exemplos fica mais fácil de você criar suas próprias desvantagens seguindo esse modelo. Para ter mais exemplos pegue livros de sistemas que tenham desvantagens e adapte ao seu personagem! Se tiver mais idéias de desvantagens, comente aqui no post que na edição final do manual vai ser somando (e creditado, claro). Em breve vem a parte das Vantagens
Abraço!

2 comentários:

Anônimo disse...

Olá, muito show! Gostei, e fiquei feliz em saber sobre "...na edição final do manual...", vai mandar um potter? É pra 3D&T? Muito bom mesmo, continuem assim, boa iniciativa. Parabéns pelo blog. Abraços

alucard disse...

pode ter mais de uma fobia?a fobia pode ser de outras coisas alem animais tipo ter claustrofobia?

Postar um comentário