domingo, 24 de outubro de 2010

Combate x Interpretação!

É muito comum, ao falar de estilos de jogo, separar combate de interpretação. Quem gosta de combate não gosta de “perder tempo conversando com NPCs”, e quem gosta de interpretação acha combates monótonos. Só que essas atividades não precisam necessariamente ser separadas.


A terceira edição do D&D deu passos importantes para atrair para a interpretação os jogadores que preferem apenas combates massivos. Com as perícias Diplomacia, Blefar e Intimidação, a interação com NPC’s assume aspectos de combate, com bônus e CD definidos. O outro lado, prender a atenção durante um combate de jogadores que preferem interpretar, é mais difícil. Mas não é impossível!





Um jogador que gosta de interpretar deve pensar em como o seu personagem age também durante um combate. Ele gosta de dar ordens aos seus colegas (mesmo que não as obedeçam)? Tem um “grito de guerra” característico? Costuma enfurecer os oponentes com gestos e ofensas? Isso DEVE ser interpretado durante o combate... Ao determinar como seu personagem age durante as lutas, e agir de acordo, claro, você passa a merecer um bônus de XP pela interpretação (esse ponto deve ser bastante avaliado pelo mestre). Dar pontos de experiência a mais é a grande recompensa para os jogadores interpretativos, e a grande arma do Mestre para atrair-los para os combates.



Por outro lado, certos jogadores gostam de descrever em detalhes seus golpes, esperando que o mestre dê a eles alguma vantagem mecânica, como um bônus para atacar. Isso é um erro, pois favorece os jogadores mais “interpretativos” do que os mais “calados”. Ninguém é obrigado a ser um ator nato. A opção mais justa é rolar os dados e descrever o golpe com base no resultado (essa ‘tática’ melhora bastante a interpretação nas lutas). Se a descrição for empolgante, o jogador passa a merecer mais um bônus de XP pela interpretação. Em resumo, após cada turno de combate, role um D20, e de acordo com o resultado, peça para seu jogador interpretar o “movimento de turno”.



O grande atrativo deste método é pelo fato dele não dar vantagens injustas aos jogadores mais extrovertidos. Afinal, um jogador que gosta de atuar sabe como interpretar tanto um sucesso quanto um fracasso. Uma boa idéia é utilizar esse mesmo método também na interação, durante o combate, com NPC’s. Se o bardo do grupo rolar muito mal em um teste de Diplomacia, o jogador com veia interpretativa pode incorporar isso em sua fala, talvez tropeçando nas palavras ou dizendo algo ofensivo “sem querer”. Desse modo, mesmo que o personagem não tenha sucesso no teste, o jogador sairá beneficiado pelo XP extra e poderá tornar a sessão de jogo mais divertida!

Por fim, todos ganham, eu espero...!


Thobias .C - Doctore

5 comentários:

Augusto Venceslau disse...

Belo post, parabéns!

Concordo com tudo que disse, visando que sou um jogador totalmente interpretativo(costurando combates até)

Não me fixo nas regras e sim na interpretação de meu personagem, coisa que deixa a aventura muito mais divertida.

Thobias disse...

Valeu Augusto.
Pois é cara, eu também, prefiro mais interpretar, do que a porra em sim. Mas... Dar porrada também é bom!
HAHhaHAHahhHha
Abras!

Amanda Arbex disse...

Concordo com o amigo Thobias. Eu sou fã de uma boa interpretação, o chato é que tem gente que joga que joga rpg que não consegue entender e interpretar um personagem sem colocar as proprias emoções em jogo. É sempre bom separar o rpg da realidade.

Jean "Mestrinho" Castro disse...

Um dos grandes problemas que noto nas mesas que mestro ou jogo é exatamente isso que a Amanda disse, jogadores que interpretam eles mesmos em jogo, e quando algo de ruim acontece levam para o pessoal, chegando ao ponto de um amigo parar de falar comigo apos um duelo em que eu matei o seu clerigo....

Thobias disse...

Pois é Jean. Eu em um jogo antigo, tive um atrito com um amigo durante o jogo, por que ele não soube separar O Jogo, do Real. "Encarno" o personagem, já que era o primeiro dele. Logo, acabou morrendo, e ficou estressado com o mestre(Neco) e comigo. Infelizmente tem jogadores assim.

Postar um comentário