sábado, 30 de outubro de 2010

Haloween no RPG (Usando Calendário no RPG)

Olá pessoas!
Hoje, eu acho, é halloween! O tão querido dias das bruxas, onde as crianças saem fantasiadas de monstrinhos pedindo doce para que não façam travessuras em seus bens materiais e... é mesmo estamos no Brasil, não tem isso aqui... Mas nada nos impede de realizar esta e outra comemorações em nosso tão querido RPG! E é sobre isso que vou falar hoje, como introduzir o halloween (e outras datas "comemorativas") em nossos mundos de RPG! Espero que gostem.

Calendário no RPG

Antes de dar umas dicas de quests especiais de Haloween, quero chegar em um ponto que muitos mestres não utilizam chamado CALENDÁRIO. Usar um calendário, veja só, pode ajudar de muitas maneiras no seu RPG. Usando de um calendário especial para seu mundo de campanha, faz com que os jogadores sintam o tempo passar de uma maneira diferente, sintam mais importância em dias não aproveitados e conseguem de alguma maneira sentir seus personagens envelhecendo.
Em diversos cenários de campanha existem seus próprios calendários, com suas semanas e meses distintos que você pode adaptar para sua campanha.
Mas além de fazer os jogadores sentirem seus personagens envelhecendo, um calendário ajuda a marcar as quatro estações que podem dar grandes ganchos para suas campanhas, como:

Existe uma Torre Negra (sempre é uma Torre Negra) que fica bem no centro do GIGANTESCO Lago das Sombras. Porem o lago é habitado por diversas e perigosas criaturas aquáticas, como o temível Sombra, um Kraken tão ancestral quanto as histórias contam. Felizmente, no Inverno o lago fica congelado, momento que o Kraken adormece, sendo os dias menos perigosos aos corajosos que desejam saquear a Torre Negra.

Outra dica para dar um toque especial é definir a data de aniversário dos personagens. No momento da criação do personagem, faça o jogador rolar um d12 para definir o Mês em que nasceu e dependendo de quantas semanas existem no mês do seu mundo encontre o dia para festejar o anos em festa!

Facilmente encontrei o calendário de Arton em PDF: http://www.jamboeditora.com.br/comunidade/downloads/tor-gdm_we.pdf
é bem maneiro até, e da pra adaptar como quiser.
Então, jovem mestre, imprima uma folha com o calendário e deixe bem a mostra ao olhos dos jogadores. E a cada dia, faça aquele  X vermelho bem grande na data que passou.
Jogo 10 na pata do cavalo que seus jogadores vão achar bem maneiro "ver" o tempo passando e você vai ter bem mais facilidade em descrever o clima do local se modificando.

Agora vamos ao Haloween!


Então galera, o Haloween é uma data comemorativa (ah vá) associada aos seres das trevas que muitas vezes nossos personagens nos RPGs enfrentam. Mas podemos aproveitar esta e outras datas para realizarmos sessões "especiais" no jogo. Então segue ai alguns ganchos de aventuras e algumas idéias para serem usados no seu especial Dia das Bruxas.

Dia dos Mortos
Tive a idéia desta aqui olhando uma reportagem sobre o dia dos mortos do México.
Esta idéia é simples:

Um vilarejo todos os anos realiza um estranho festejo em homenagem aos seus ente queridos mortos. Mas o mais estranho é que todos os anos, no mesmo dia, os mortos enterrados no cemitério do vilarejo se levantam de suas tumbas. Os locais não vem isso como mal, mas sim algo que deve ser festejado, pois é uma grande oportunidade de reverem aqueles que já partiram. Para isso foi montando uma espécie de arquibancada que contorna o cemitério, onde o povo se reúne para verem os que já morreram andarem mais uma vez.

Deste evento pode-se sair varias quests, ou simplesmente um local que será lembrado e que se pode retornar no futuro. Os personagens podem ser contratados por algum templo que quer descobrir o porque e acabar com essa festa anual. Ou depois de anos os personagens descobrem que a vila inteira foi tomada pelos mortos e eles tem que voltar la por algum motivo.

A Convenção das Bruxa
Aqui vem a clássica Convenção de Bruxas! Segundo o nosso bom 3ª edição de D&D, 3 bruxas mensalmente se reúnem para forjar o olho da bruxa, que basicamente é uma pequena orb de onde as bruxas podem ver tudo (é tipo uma webcan) e que se é destruída as 3 sofrem dano e uma fica cega ainda. Mas acredito que as 3 Bruxas não precisam se reunir no Haloween para montar um item tão inútil (tá, quase inútil). Em uma noite de Haloween as Bruxas podem estar com seus poderes aumentados! E buscando na cidade belas e jovens garotas das quais podem usurpar a beleza e juventude! Da para montar 2 quests em uma. A primeira pode ser os personagens na cidade quando as bruxas invadem em busca das belas garotas, lançando magias poderosas por todos os lados, com seus servos Ogros. E a segunda pode ser uma missão de resgate, onde os personagens deves salvar as moças antes que a noite de Haloween acabe e elas tenha sua beleza drenada pelas bruxas. Seria maneiro se a personagem mulher do grupo com grande carisma e que faltou o RPG seja uma das seqüestradas. Claro, não precisa ser só mulheres também. As Bruxas podem levar o jogador com mais carisma também!

Criação de Lich
A noite de Haloween pode ser a noite perfeita para que o mago maligno, que os jogadores perseguiram durante todo o RPG, realize o ritual para se transformar em um poderoso Lich. Os jogadores agora devem invadir seu castelo, que é assombrado por diversos seres malignos, e impedir que ele consiga concluir seu ritual.

Não é preciso também ser Haloween no mundo de Campanha. Simplesmente por ser Haloween no nosso mundo "real", você pode criar uma história de terror para sua sessão. Como por exemplo:

O fantasma de um cavaleiro todas as noites vaga em seus cavalo fantasmagórico assustando e matando as pessoas do lado rico da cidade. Os personagens são contratados para investigar e acabar com este fantasma.

Nessa quest pode ser um assassino mesmo se vingando de algumas pessoas, ou então o fantasma de um cavaleiro inquieto se vingando de algumas pessoas...

Então se você quer montar uma aventura especial de Haloween tenha em mente que deve ter um toque de terror em tudo. Esta é a hora para você criar aqueles monstros grotescos formados com partes humanas, descrever bem os cadáveres e como foram mortos. Em fim, abuse das atrocidades que estão guardadas em sua mente maligna!

Como dica de livro que pode te ajudar neste quesito, recomendo Book of Vile Darkness. Neste suplemento para D&D 3.5 tem tudo de ruim no mundo que você pode atormentar seus jogadores.


Então é isso ai galera e feliz Dia das Bruxas!
Abraço!
o/

1 comentários:

Karla Guimarães disse...

Bom eu gostaria de saber, como jogar o rpg na escola!

Postar um comentário