terça-feira, 26 de outubro de 2010

Cade meu item mágico? Ohh não! Traidor!

O grupo fez uma longa viagem... O grupo entrou na masmorra... O grupo lutou contra os goblins... O grupo atravessou as armadilhas... O grupo derrotou o dragão... O grupo, finalmente, tomou posse do tão cobiçado Bastão de Madeira Sábia, o único objeto com o conhecimento supremo para... Ei... Espere ai! O que aquele rapaz está fazendo!? Oh não!? Pelo visto aquele soldado que se dizia um “desertor” das tropas de Jasla, A Liga dos Reinos Livres, quer o bastão para seu exército! Mas... Meu Deus! Aquela magazinha inocente é na verdade uma feiticeira em busca de poder! Ela vai colocar as mãos sujas no bast... Oh Meu Deus! Quer dizer que aquele bardo ( quem suspeitaria de um bardo...? ) deseja o bastão só para ele?! Para conquistar a sua amada, ele fez uma boa armadilha para o soldado e a maga... pelo visto terá o que... Não! O clérigo de Benevolon quer o artefato só para ele... Pelo visto ele quer descobrir o segredo de como destruir o mal sozinho, e ficar com os créditos só pra si... Mas que diabos é isso! Este grupo esta cheio de...

Traidores: Para aqueles que desejam se dar bem em cima do seu grupo...

Existe coisa mais vil, desprezível e fria que um traidor? Estes ratos sujos fingem serem seus amigos, criam laços de relação com vocês, se jogam na sua frente quando aquela flecha ia atingir o coração de vocês... Vocês se apaixonam por eles... Vocês acreditam neles... Para no final eles pegarem o artefato, entrarem no portal, e desaparecerem.

Muitos mestres enfiam traidores em seus jogos. O grupo se reúne, encontra aquele velho na taverna, e viaja com ele em busca de um pergaminho... Mas no final, o velho é um bruxo buscando poder... O grupo se une aqueles dois homenzinhos simpáticos que pedem ajuda do grupo para recuperar o artefato bélico que poderia fazer uma guerra eclodir, e depois que o grupo mata o monstro que guardava o artefato, os homenzinhos se revelam soldados de um glorioso exército em busca da arma mágica para bancar sua guerra particular... É, estes traidores são uma pedra no sapato.

Porém, esta matéria aborda estas pestes de maneira diferente... Todo santo mestre já colocou alguma pessoa muito boazinha para acompanhar os aventureiros, e na verdade, ela não passava de um maldito que precisava de alguns músculos e feitiços para entrar e pegar o que queria.

Mas a questão é, e se o SEU personagem desejar ser o traidor? A maioria dos mestres nem pensa nisso, como a maioria dos jogadores... E alguns mestres nem aceitam que você deseje que seu personagem se torne o tipo de traidor trombadinha que espanca seus 'amigos'...

Bem, então, que tal algumas dicas básicas para você fazer um bom traidor, trair seu grupo, conseguir o que quer, depois deixar o grupo feliz... Quem sabe tomar um cafezinho... Ou um refrigerante se você preferir... No meu caso, eu escolheria um suco... E terminar a aventura de maneira que todos saiam ganhando.



Agora, vamos por partes... Em primeiro lugar, por que seu personagem seria um traidor? Acho que a pergunta mais fácil é “Por que NÃO seria um traidor?”. O estereótipo de cavaleiro de armadura brilhante, bonzinho, que ajuda todos, que deixa o vilão viver no final por que viu que ele “se arrependeu” (espero que tenham notado as aspas, meus dedos estão doendo de tanta força que usei para apertá-las), que acorda de manhã sem remela no olho ou mau hálito... Resumindo, este tipo de aventureiro, esta em risco de extinção... Se não já extinto.

Quando jogando com elfos, halflings, anões, pode ser até mais comum devido a sua cultura... Uns orcs e outras raças semelhantes não são tão bons, mas tem menos traidores que o normal... Humanos... Bem, humanos são a raça mais traíra já criada... Eles podem mudar de opinião sobre tudo, menos em alguns casos, sobre o time de futebol... São simplesmente umas pestes. Mas a questão é que, todas as raças são propensas a trair.

Ninguém é bom! Alguns querem poder, outros querem dar poder à suas nações ou ordens. Alguns querem conquistar o amor de alguém, ou achar uma cura para um ente querido. Alguns acreditam que estejam fazendo o bem, que seja necessário trair X grupo para pegar Y coisa considerando que X grupo poderia fazer M pejorativo com Y coisa e é melhor T aventureiro roubar Y coisa de X grupo para o bem de H humanidade.

Então por que trair? Por que não pegar sozinho? Bem, se o personagem pudesse pegar sozinho, ele não trairia o grupo. Ele arranja algumas pessoas para ajudá-lo, enganando-as, dizendo que luta pelo bem (ou mal), e que não é afiliado da Igreja de Nossa Senhora do Roube os Artefatos ou das Corporações Trairagem, ou que não quer o objeto só para seu próprio ganho ou para salvar o papagaio que esta à beira da morte... E quando o grupo pensar que obteve a vitória, desprevenido, o traidor trai o grupo e vai fazer o que quer que ele queira fazer com os resultados de sua traição...


Traidor


Agora, outra parte... Em segundo lugar, se você deseja trair seu grupo para se tornar o todo poderoso, chutar todos aqueles que confiaram em você, obter o poder supremo e punir todos que você não gosta, saindo ileso da situação... Esqueça... Faça um personagem normal.
O objetivo principal do RPG é a diversão... E isso significa diversão para todos. Eu posso não estar muito atualizado, mas acho que os outros quatro membros do grupo não gostarão se a arqueira entregar eles para o vilão, ficar podre de rica com a recompensa, e sair por aí assoviando enquanto o grupo se deu mal.

Pode ter certeza, de que se você está optando por fazer um personagem traidor, você vai se dar mal... Terão os altos e baixos... Os altos quando você olhar a cara do grupo quando eles descobrirem que você estava do outro lado o tempo todo... Quando você obtiver o poder de explodir as coisas com a Espada da Explosão... Quando se divertir com os poderes, status e/ou dinheiro ganhos pela traição... Os baixos será quando o grupo te matar.

Sim, o traidor se dá mal. Se ele ganhar e todos os outros se derem mal, não será divertido para os outros. Mas se o traidor aproveitar seu poder e depois for derrotado pelo grupo sedento por vingança, pode ter certeza que os outros membros do grupo vão dar boas risadas e vão vibrar com a vitória... Esta aventura para acabar com o traidor ainda pode incrementar a história! Com uma longa jornada por vingança!

Se você deseja ser um traidor, você terá de ser o personagem que se importa com diversão e não com ser o melhor. Pois chegará o momento em que seu personagem morre, é capturado, sente a lâmina da vingança em seu pescoço, perde todo o ouro que ganhou, é rebaixado de general à limpador de fossas, e qualquer coisa... Se estiver disposto ao sacrifício, você serve para traidor.


E agora para mais uma parte... Em terceiro lugar, você não pode fazer um traidor sem o mestre estar ciente disso... Se você esconder isso do mestre e entregar os heróis no último instante, haverá uma curta luta, eles lhe massacrarão, e você estará morto ou será prisioneiro deles... Ou a má sorte causada por alguma entidade misteriosa e zangada que controla o mundo cairá sobre você. Não espere que o mestre altere TODA a trama nos últimos instantes só por que você resolveu meter a mão naquele saco de ouro.

Não, o certo a fazer é avisar o mestre, desde cedo. Diga a ele suas intenções, veja o que você poderá e o que você não poderá fazer.

Avisando o mestre, sua traição pode ser mais bem sucedida, se ele aceitá-la e acreditar que pode ser um bom arco para a história, uma maneira de aumentar a aventura, de deixar tudo mais emocionante, etc... E avisando o mestre ele terá tempo de bolar a trama do que acontecerá durante a traição.

Mas é obvio que o mestre ( a menos que seja um mestre muito ruim, ou que o mestre seja sua mãe ), não vai deixar você sair ileso. Como já foi dito, o grupo vai lhe caçar, lhe perseguir, lhe pegar enquanto você estiver assinando aquele contrato importante ou limpando suas cuecas... E ele vai acabar com você, retornando a ordem normal das coisas, exceto o fato de você ter dado o artefato para o vilão, dos exércitos das trevas marcharem em direção à cidade de luz, e de toda a nova aventura incrível que está se decorrendo só por que você facilitou o trabalho do vilão, ou entregou o general que tinha os planos de guerra do exército do bem, ou manteve o artefato longe dos mocinhos por tempo o suficiente para o mal atacar.




Ai vem a última parte... Em quarto lugar, está o perdão. Após a aventura, que eu espero que seja muito boa, para lhe pegar, os heróis tem sucesso. Acontecem lutas... Raios voam para todos os lados... Tem fumaça colorida... É uma coisa linda de se ver! Maravilhosa! E ai você é derrotado...

O que fazer agora? Bem, se o grupo for composto por pessoas boazinhas e legais, eles vão lhe perdoar e lhe dar uma segunda chance. Se for composto por humanos, diga adeus a sua garganta.

Mas o perdão ocorre... Se o personagem se arrependeu do que fez, ele pode ser perdoado! Se o grupo descobre que na verdade ele só precisava daquele pergaminho com feitiço para curar sua mãe de uma doença terminal, ele pode ser perdoado!
Mas se você pegar uma espada e sair gritando desesperado em direção ao grupo, pronto para matá-los... Amanhã você acordará em uma cela... Ou no inferno... Ou em uma cela, no inferno.

Mas isso cabe à você, ao tipo de traidor que você criou, ao tipo de personagem que você esta interpretando, e ao tipo de sacrifício que você está disposto à fazer. Seu personagem pode morrer, mas acredite, a morte dele é recompensada pela diversão que é trair seu grupo.

O importante mesmo é que no final, todos saiam felizes e se divertindo. Assim deve ser toda a partida de RPG... Agora cabe à você decidir... Vale a pena se unir ao bando de novatos para recuperar o Bastão de Madeira Sábia e ajudar a “salvar o mundo”? Ou você prefere se unir ao grupo, pegar o bastão só para você, e desvendar o segredo para aquela receita de bolo que sua finada avó fazia...?


É isso galera... Traidores são bacanas... Mas são um problema para todos no grupo. Mas uma coisa é certa, a diversão é garantida!

5 comentários:

Neco disse...

hahaha!
Muito Bom esse post!
Essa é a base do Algoz do Thobias hahah
o/

Thobias disse...

HAHhahAHhahAHhahA
Que nada Neco. Meu Algoz era bonzinho...

Fernando del Angeles disse...

Eu como mestre, chamei um jogador num canto e perguntei se ele queria ser um traidor... a narração trasncorreu sem que ninguem desconfiasse do PC como traidor... eles sempre desconfiam dos NPCS

Augusto Venceslau disse...

Adoro personagens traíras, sempre tenho um ladino em mãos.

"Honra entre ladrões" é o que tento mostrar ao roubar um companheiro.

Apesar de meu ladino principal ser "pilantra" ele é honrado...mesmo mulheres e dinheiro sendo prioridade.

Bier disse...

Caracas, Tobias! Mandou muito bem! Ganhou meu respeito nesse post!

Postar um comentário