quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Hoje eu to sem inspiração!

Bom galera, hoje, após longas semanas sem postar nada, volto com um post muito bacana. Quero pedir desculpas pela minha ausência, mas é final de ano, e deveres me chamam... Curtam mais um post... Abrass!




Malditos... Sempre me enganando... Sempre me enchendo de desculpas... Eles vão ver... Vão ver sim...

- Olá Sam!

- Gaps! Ah... É você... Como era mesmo..?

- O Sr Doctore, ou pode me chamar de Thobias mesmo, Sam. Deve se lembrar de mim de matérias como Originalidade no RPG, e Interpretação

- É... Tanto faz...

- Nossa, que clima é este Sam?! Uma criança da sua idade não deveria estar assim! Deveria estar alegre e hiperativa com todo o açúcar correndo por suas veias, e as cáries pelos seus dentes!

- É... Sabe como é... É que eu ando tendo uns problemas...

- Como daquela vez em que você economizou sua mesada durante 7 semanas para comprar aquele Amuleto Contra Mordida de Guepardo daquele maluco que vivia no parque Sam?

- Não... Eu já joguei isso fora. Na verdade são problemas de RPG.

- Ora! Por que não disse logo Sam! Qual seu problema?

- Bem... É que eu tento mestrar uma campanha descente para meus jogadores sabe... Faço uma história envolvente... Preparo um cenário curioso... Para no final meus jogadores criarem um Background porco de 3 linhas, uma aparência e uma personalidade de 2 palavras, e interpretarem com frases básicas tipo “Ataco ele” ou “vou até ele”... É o pior, eles colocam a culpa na...

- Hehe... Não precisa mais falar Sam, já sei o que vai me dizer! É um caso clássico de “Hoje eu estou sem inspiração!

- Nossa senhor, como você sabe?

- Hehe, claro que eu sei Sam... Claro que eu sei... Claro que eu sei que você tem um problema com Inspiração!

- Nossa senhor! Então pode me ajudar senhor?

- Hehe... Claro que posso Sam... Claro que posso. Mas antes, vamos entender de onde este problema de inspiração surge!

- Entender senhor?

- Sim, entender! A falta de inspiração não é apenas uma simples falta de inspiração! Vamos ver algumas situações que podem causá-la... Afinal, se puder cortar o mal pela raiz, melhor Sam!

- Maravilha senhor! Diga-me então!

- Bem Sam, em primeiro lugar você deve saber que 80% dos casos em que um jogador diz ter falta de inspiração, é por que na realidade ele é preguiçoso. Sim Sam, sim! Ele está com preguiça demais para escrever uma história descente para seu personagem, para interpretar de maneira coerente, para se esforçar naquilo que criou! Ai Sam... Ai não é um problema de falta de inspiração... É um problema de preguiça, e ai outras soluções terão de ser empregadas contra ele... O tempo e a experiência normalmente são as melhores delas. Mas voltemos ao assunto principal Sam, a verdadeira falta de inspiração!

- Sim senhor...

- Veja alguns motivos que podem drenar a inspiração de um jogador... Quando eles não conhecem o cenário de jogo, e se sentem confusos em meio a tudo que se passa. Quando eles estão cercados de jogadores que não dão a mínima para interpretação e para suas fichas, e daí se sentem mal de tentar fazer algo descente, enquanto todos os outros obtêm o mesmo resultado com porcarias. Quando estão jogando mais por serem forçados do que por livre e espontânea vontade. Quando o mestre não dá segurança de que sua aventura será boa. Quando o próprio mestre não liga tanto para interpretação e fichas bem feitas! Quando o jogador já está entediado com o cenário, com os tipos de personagens que faz, etc... Todos estes são problemas que podem causar a falta de inspiração Sam!

- Nossa, são muitos senhor! E eles têm solução!

- Várias Sam! Para estes especificamente eu sugiro as seguintes! No caso de não conhecerem o cenário, explique que isto é RPG, que eles podem “inventar” suas vilas natais, os locais de onde vêem, etc... Afinal, eles não tem que seguir o mundo 100% do 100%, também não precisam exagerar e criarem sua própria superpotência (ou será que podem?), mas duvido que um mestre possa reclamar deles criarem um reino do norte em guerra contra os goblins... Ele pode até usar este reino em sua aventura, se for um mestre astuto e versátil! Quanto a jogadores que não se importam com a interpretação e semelhantes e tiram o ânimo e a inspiração de outros bons jogadores, o problema está com os que interpretam de maneira porca. Explique pra eles o que é interpretar! Talvez deva instituir um mínimo de palavras a serem proferidas? Embora não seja uma garantia que isso vai funcionar... Em suma, melhore o nível dos que estão retirando a inspiração dos outros, e o problema se resolve. Quando estão sendo forçados, não há desculpa. RPG é diversão, e ninguém deve jogar quando não quiser. Se o mestre não dá segurança de que a aventura será boa, talvez deva rever se sua trama é realmente boa para este grupo, se não é algo chulo, previsível, ou que não agrade o público para que ele está mestrando, e talvez deva colocar mais alguns enigmas ou maravilhas que atraiam os jogadores. Quando o próprio mestre não liga para interpretação, bem, aí o problema é com o mestre! Não pode reclamar de seus jogadores não terem inspiração e não confeccionarem boas fichas e boas ações se nem você o faz! E quando um jogador já está entediado com o cenário ou personagem, diga a ele que isto é RPG, tudo pode mudar! Podem haver aventuras desbravando novas terras, nações perdidas! O jogador pode fazer personagens diferentes, que nunca sonhou! Explique isso para eles Sam!

- Nossa senhor, realmente são um monte de soluções! Mas duvido muito que todos os problemas de inspiração se resumam a isso...

- Hehe... Claro que não, Sam... Claro que não... É por isso que também irei dar uma dica de como instigar a inspiração de seus jogadores!

- Dará senhor?

- Hehe... Claro que sim Sam... Claro que sim... Bem Sam, qualquer pessoa sabe que a melhor maneira de uma pessoa ficar inspirada é lendo livros, vendo filmes... Em fim, tendo contato com diversos universos, onde pode ter idéias fantástica, querer fazer um personagem parecido com aquele do seriado, e muito mais... Mas, se quer uma solução mais rápida Sam, sabia que é o mestre que deve instigar a inspiração em seus jogadores!

- O mestre senhor?

- Sim Sam, o mestre! Através de um mundo atraente! Através de um jogo atraente! Sabendo o que seus jogadores querem, dando a eles a possibilidade de fazer isso! Dê a eles algo em que eles gostem Sam, e eles lhe darão o tal desempenho vindo da inspiração! Dê a eles situações em que se tenha muito que interpretar, e eles interpretarão!

- Ah senhor... Mas não é bem assim... Isso nem sempre funciona. Às vezes eu me esforço, e eles não fazem nada demais!

- Eficácia Sam! Não esforço! Eficácia! Deve-se fazer esforço para o lado certo. Acredite, todo mestre pode fazer seus jogadores terem boas idéias, basta dar a eles situações que eles se excitem e desejem desvendar ou ultrapassar!

- É... Pode ser senhor... Mas e se não funcionar? Ou se um amiguinho meu não gostar disso?

- Hehe... Isto é uma dica Sam! Não há garantia de 100% de que funcione! É apenas algo para expandir seus horizontes e lhe dar uma ajudinha, que pode ou não ser eficiente! Afinal, vai morrer se tentar?

- Não... Não vou não senhor! Nossa! Agora estou cheio de novas idéias! Inspirado!

- Hehe... Muito bem Sam!

- Muito obrigado senhor! O senhor sabe de bastante coisa!

- Hehe... Claro que sei Sam... Claro que sei. E até a próxima Sam!


É isso galera, espero que tenham gostado!

1 comentários:

Daniel disse...

Acabei de ter um Deja vu.Onde eu ja vi essa estoria de amuleto de gueopardo antes!?

Postar um comentário