segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Surpreendendo seus jogadores!

Com o passar dos anos de jogos de RPG, os jogadores ficam cada vezes mais espertinhos e fica difícil para o mestre surpreender os jogadores com monstros de suas campanhas.
Os jogadores já devoraram o livro dos monstros ou até mesmo já enfrentaram muitos destes monstros em várias mesas de RPG que os fizeram decorar cada bônus, dano e efeito que seu monstro pode usa. E por mais que você diga que a campanha vai ser com personagens novatos que não conhecem os perigos do mundo, o jogador vai acabar, uma ora ou outra, interpretando o personagem como se tivesse em mão um manual dos monstros e perigos do mundo.

Muitas vezes o mestre também não se puxa muito na hora de inovar um encontro no RPG, muitas vezes devido ao tempo curto que nos resta para preparar a sessão (se você é um jovem mestre que esta na escola e não trabalha e mesmo assim não prepara é por preguiça mesmo ^^). E dependendo do sistema é demorado para inovar uma sessão criando a ficha de um Troll Guerreiro Mago Ninja ou qualquer outra variação de monstro que ajuda a surpreender seus jogadores. Mas se der tempo, faça!
Essa idéia de modificar o estilo de um monstro sempre ajuda a dar aquela surpresa no grupo!
O amigo Ben-Hur (Tio Bem, do 100freskura) sempre conta sobre o grupo de kobolds que detonou os personagens dos jogadores. Os personagens se encontraram com um pequeno grupo de kobolds na estrada e atacaram sem pensar duas vezes, porém os kobolds eram personagens de 20° nível (D&D 3.5), que foi uma triste surpresa aos personagens... mas eles mereceram...
Mas é claro que não é interessante modificar todos os monstros, pois se todos os monstros forem com algo a mais, eles não serão diferentes... entende? ~.^
















Mesmo modificando e criando seu Troll Guerreiro Mago Ninja, isso não basta para inovar totalmente, pois por baixo de tudo, ainda vai ser um Troll que toma dano de fogo e ácido. É interessante criar algumas coisas a mais para deixar seus jogadores surpresos com o desafio, continue lendo que eu explico.

Modificar os monstros, já a algum tempo é uma dica antiga de RPG, mas sempre é valida, claro, mas a idéia que quero transmitir é a de modificar os elementos mais clássicos, ou seja, aquilo que os jogadores não imaginam que vai acontecer. E uma das maneiras mais simples de surpreender os jogadores é modificar a Tendência da situação, calma que eu explico!

Os personagens de nosso jogadores sempre se sentem seguros quando chegam em uma cidade humana, elfica ou anã. E são nestes lugares que podemos criar desafios que vão pegar os jogadores de surpresa. Uma vez lendo as Crônicas Tibianas (do Blog do Bier), descobri que existe uma região no mundo do jogo Tibia, onde existe Anões malignos e hostis com forasteiros. E podemos passar isto para nossas mesas, modificando a tendência de uma raça que os personagens não esperam.

Outra coisa que você pode utilizar para surpreender seus jogadores é o bom uso de armadilhas! Já posso ter falado isso aqui umas duas ou dez vezes, mas eu não me canso. O uso de armadilhas bem elaborada pode deixar uma sessão inesquecível. Eu não curto mesmo aquelas armadilhas em corredores, prefiro colocar armadilhas no meio do campo de batalha, mas quando é preciso colocar armadilhas em corredores eu sempre procuro inovar e sempre que possível misturo monstros com armadilhas. Uma das armadilhas de corredor mais legais que montei, foi um corredor com um fosso de 9m, mas no lugar das estacas coloquei um cubo gelatinoso.
Em armadilhas em campo de batalha eu gosto daquelas que trazem mais monstros para a arena, as que levem os personagens para outro lugar da arena e aquelas que dão um daninho chato ou que mudem a condição terreno como areia movediça e plantas vivas que agarramo os personagens.

Bem galera, acho que já da pra ter uma idéia de como surpreender os jogadores do seu grupo!
Eles já te surpreendem muitas vezes, é hora de você dar o troco!
Abraço ai galera!

______________________________________________________________________
Obs.: O Thobias esta pegando uma ferias aqui do Blog, diz que voltar ali por Fevereiro a postar!
Se tiver algum desocupado que queira entrar na equipe do Blog do Neco, é só mandar um e-mail ou adicionar no msn (neco_barcellos@hotmail.com).

4 comentários:

Benaduce disse...

Muito bom velho, principalmente no que diz respeito a usar a confiança em cidades de raças humanóides. Muito útil.

Grande abraço

Neco disse...

Vlw!
Que bom que achou maneiro!

Abraço!

Anônimo disse...

Olá. Show, gostei da idéia de mudar a tendência para com os viajantes. Muito bom também as questões das armadilhas.

Gostei. Muito bom o blog, tou seguindo e tá nos favoritos. Abraços cara.

Neco disse...

Vlw ae Fábio!

Abraço!

Postar um comentário