quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Dica de RPG: Mural de Missões.

Olá galera! Hoje quero dividir com vocês um sistema que uso em algumas de minha mesas de RPG. Falo de uma maneira de implantar aquelas missões secundarias sem ter risco de se desviar da história principal de sua campanha.

Todo o mestre, ou quase todo mestre, sempre que assiste algum filme, lê algum livro ou até mesmos quando vê algo diferente no cotidiano, tenta encontrar uma maneira, mesmo que sem querer, encaixar alguma coisas em seu RPG. Então sempre temos uma grande nuvem de idéias, de varias missões que podem ser maneiras, mas que por uma acaso não tem como se encaixar na história. Para estas missões secundarias, eu utilizo os bons e velhos murais de missões!

Um Mural de Missões, nada mais é do que um muro onde são colocados pedidos de aventureiros para eventuais trabalhos ou cartazes de procurado. É onde os personagens podem escolher uma aventura como bons mercenários. 

Um mural de missões normalmente é colocado dentro de uma guilda de mercenários, mas fica legal dentro de uma Taverna.

As missões secundárias são perfeitas para que os personagens arrecadem peças de ouro e pontos de experiência antes de recomeçarem na aventura principal da campanha. Estas missões secundárias não precisam ser tão complexas. Missões curtas são as mais indicadas para serem postas no Mural, que podem ser missões particulares dadas por NPCs que queiram algo, ou até mesmo missões oficiais, aquelas dadas por pelo chefe da guarda ou regente da cidade. Os estilos destas missões podem ser:
  • Escolta
  • Busca de um item ou itens
  • Entrega
  • Proteção
  • Caça de monstro (bandido)
Estas missões secundárias, como na maioria dos jogos de video game, são opcionais. O jogador não deve ser de alguma maneira obrigado a realiza-la. Mas ele deve ter em mente que realizar uma missão secundária, vai deixa-lo mais poderoso na hora que tiver de enfrentar o real perigo.

Mas Neco, quantas destas missões tenho que preparar?

Não sei... mas pois mais que você crie 10 missões secundárias e seu grupo realize apenas 4, não quer dizer que você perdeu tempo, mas sim que você tem no seu estoque de futuras missões para esse ou outro grupo 6 missões!
Claro, você não precisa fazer uma infinidade de missões, pois os personagens ainda evoluem, então faça algumas missões secundarias de acordo com o nível dos personagens (de preferência de nível abaixo dos jogadores, mas não muito). Estas missões de secundárias também tem uma data de validade, um tempo que os personagens vão ter para realiza-la, isto é bom até mesmo para que os personagens não se prendam muito tempo em uma cidade para realizar um todas as missões (isso se você não fizer muitas missões).
Outra coisa que é bom ter em mente, é que personagens de um nível elevado não ficam buscando missões secundárias de murais em taverna, então aproveite os níveis mais baixos para colocar estão missões.

Bem, como ultima dica, ficaria bem maneiro você usar toda sua arte para criar um muram em sua mesa. Eu explico.

Faça uma moldura de isopor e tecido tnt para ser sua base (claro isso é bem barato), e prepare em seu PC ou escreva a mão um papel como se fosse o pedido da missão, recorte e vá colando na moldura.
Para fazer o papel da missão use algo como isso:


Antes de dar tchau, acho que um exemplo não seria ruim, então ai vai, fiz na corrida, mas com tempo você vai poder fazer papéis de missões bem maneiros. Se souber mexer um pouco no photosho ou outro programa de edição da até pra colocar brasões para dar um ar de importância.
É isso ai galera, espero ajudar alguém com essa dica e até a próxima!
Abraço!

9 comentários:

Benaduce disse...

Muito boa a ideia, quanto ao papel, vou te deixar uma sugestão. Pega uma folha de ofício, escreve o que tem que escrever nela de caneta preta (ou imprime, se a tinta não for daquelas que borra muito) e deixa parar um pouco. Depois, faz uma mistura, um fundo de copo com água e umas três colherinhas de café. Molha a folha com o café (de preferência num prato, pra aproveitar bem a solução) e espera secar (ou coloca no microondas uns 20 segundos por vez até secar). Para finalizar, queime as bordas do papel (esta parte inspira cuidados, pois se o fogo descontrolar, todo trabalho é perdido).

Grande abraço

kami 100% linha disse...

eu sou o mestre e queria saber qual a primeira misSAO QUE TEBGO q dar para eles

Anônimo disse...

kami eu sou mestre também você deve ter imaginação e ver oque é melho e seu tema pelo caso de alguma duvida utilize o livro vampiros a máscara

Anônimo disse...

.

Anônimo disse...

kami eu sou mestre também você deve ter imaginação e ver oque é melho e seu tema pelo caso de alguma duvida utilize o livro vampiros a máscara

Fellipe disse...

O pior ki eu também sou! Já tava com uma ideias aki e isso ajudou muito!

Mundo dos Crimes disse...

acabei de fazer um grupo de rpg e queria sugestões de missoes q poderiam de ajudar ate começar ter um ritmo a historia

Pescl disse...

você tem suas Ilhas, inventem Um Ladrão , bandido ( algo do gênero )
, coloque um nome em Inglês, Tipo Evil, ( mal em inglês ) como você é o mestre, mande seus guerreiros ir atras desse Bandido, captura lo, e ofereça a recompensa claro, ai vai de sua imaginação

Unknown disse...

Ola sou um mestre, ja possuo 6 grupos sobre minha liderança, eu gostaria de saber se algum de vcs gostaria de forma parceria com os Shadows of Night.31-99743 9386 Ocard!

Postar um comentário