quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Dica de RPG: Personagens Contratando Aventureiros

Olá galera!
Nossos personagens de RPG, durante toda a vida de aventureiros, são contratados para realizarem diversas missões em nome de diversos NPCs para que ajudemos todos eles a realizarem seus planos!
Buscamos itens, escoltamos, salvamos vilas e matamos monstros, sempre em  troca de ouro e fama... mas sempre em nome de outra pessoa!

Mas depois de varias aventuras e níveis avançados nossos personagens devem ter já em mente seus planos de conquista do mundo e preocupações a mais que não devem ser desviadas com algumas missões que outras pessoas podem fazer para seu personagem. E é sobre isso que quero falar hoje, Personagens contratando Aventureiros!


Não importando a tendência do personagem, se é bom ou mau, em níveis elevados o personagem já possui um status, posses e interesses próprios que são mais importantes ou que tomam mais tempo dos personagens, onde nem sempre ele pode cuidar de pequenos assuntos.

Seu personagem já pode ser um Lord Guerreiro detentor de grandes terras tendo que se preocupar com as constantes invasões bárbaras e um dragão que vem destruindo as fazendas próximas. O que fazer? Seu personagem não pode ir matar o Dragão pois precisar afastar os barbaros, mas também não pode deixar o dragão destruir os lares se seu povo. Então porque não contratar aventureiros para fazer este trabalho para você?

Seu personagem pode ser um grande Mago, envolvido em questões que define se o mundo vai continuar existindo, defendendo todos das forças das trevas, mas precisa de um livro que esta em uma masmorra antiga. Seu mago não pode se ausentar de seus estudos de como vai deter o mal que ameaça  todos. Então porque não contratar aventureiros para fazer este trabalho para você?

Seu personagem pode ser um poderoso Clérigo que em sua cidade vê seu rebanho tomado por uma terrível horda de mortos vivos enviados por um Lich. Seu clérigo vai ter de ficar na cidade expulsando a horda de zumbis sedentos por miolos ou vai até o encontro do Lich e destruí-lo? Então porque não contratar aventureiros para fazer este trabalho para você?

Um personagem poderoso enfrenta desafios do seu nível, mas ainda assim precisa de algumas coisas encontradas em níveis mais baixos e contratar aventureiros para isso é uma maneira mais rápida e até mais legal de conseguir estas coisas ou realizar missões que não passam de pequenos incomodos. Veja só...

Seu personagem, contratando aventureiros para resolverem pequenas questões, gera até mesmo aquela sensação de que o personagem evoluiu, ou seja, o jogador vai lembrar de quando o personagem dele era mandado para aquelas missões onde ele mesmo achava que quem o estava enviando poderia faze-la. Isto ajuda em um outro ponto, pois os personagens dos jogadores agora é um ser de importância e que tem grandes afazeres e que não pode perder tempo realizando "pequenas" missões, assim no futuro, seu jogador não vai mais questionar porque em vez de mandar seu personagem,  o Mago Fodão não foi lá buscar as pedras primordiais nos planos elementais.

Claro, tudo isso depende do mestre também, pois para você contratar grupos de aventureiros, você precisa ter condições para isso. Se um personagem é de um nível elevado, ele não chegou onde está plantando batatas nos fundos de casa, mas sim, chegou onde esta enfrentando desafios dignos que lhe renderam posses e até títulos de nobreza. Então, em um nível elevado, o mestre já esta dando ao seu personagem responsabilidades para alguém que já possui um grande poder (...¬¬)

Mas outra coisa que pode ficar muito maneiro no seu RPG é que os jogadores poderiam até jogar a missão com os personagens que contrataram. Isso vai fazer com que eles saiam um pouco da rotina e gere, quem sabe, uma pequena folga ao mestre, que pode trocar com um jogador o papel de mestre por uma sessão. Na maioria dos sistemas um personagem já poderoso demora a evoluir, e isso pode tornar um tanto cansativo, e jogar uma outra aventura que não arrisque quase nada a aventura principal pode ser uma boa. E sem falar que assim vão saber o que os aventureiros passaram para realizarem a missão que foi cumprida, ou que falhou...


Então é isso ai galera, espero que gostem dessa pequena dica que pode ser maneira em sua mesas!!!
Abraço! T+
o/

1 comentários:

Matheus Jack disse...

Ótimo post!

É até bom ocorrer isso pra não ser daquelas coisas que "sempre teve no jogo, até os personagens se tornarem poderosos".

Se os aventureiros já foram contratados por patronos, por que agora eles não se tornam os patronos?

Postar um comentário