quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Dica de RPG: Presente de Natal no RPG!

Olá galera! Então é Natal!!!
Bem, nesta data tão importante que é o Natal, que significa Panetone e Presentes, podemos, como mestres, dar um presente aos nossos jogadores de RPG!
Claro, não precisamos gastar dinheiro com esses jogadores que destroem todos os nossos planos, mas podemos presentear os personagens deles, que em alguns casos extremos é como se fosse dar ao próprio jogador... bem, vamos seguindo que eu explico.

Não se preocupe que não estou dizendo para você copiar o 1° filme Narnia e colocar do nada um velhinho de barba longa e branca entregando Espadas, Arcos e Poções de Cura aos seus personagens. Mas você pode dar presentes aos personagens de varias maneiras. Vou dar exemplos de acordo com o nível da campanha que estão jogando que a partir delas você pode inventar sua própria maneira.

PRESENTE DPAI NOEL NOS PRIMEIROS NÍVEIS
Pode ser que você esteja montando seu grupo agora e ainda os personagens não saíram em nenhuma aventura ou que ainda sejam de um nível baixo que ainda não realizaram missão que poderia lhes render algum presente valioso. Então, a melhor forma de você dar um presente ao seu grupo de personagens de primeiro nível ou de nível baixo é através de um Patrono.
Este patrono pode dar ao personagens um item mágico ou arma mágica que será util por um longo tempo (se é para dar uma pedra em forma de pato que emite luz então não de nada). Este patrono deve ser alguém de poder moderado que vai dar estes itens aos personagens para que eles realizem uma missão para ele. Bons patronos nesse nível são magos, clérigos ou alguém com um bom poder econômico. Como exemplo:

"Após vocês terem aceito salvar a filha do Barão Vonnark das garras do terrível bruxo Mali, o barão os leva até uma sala onde ele guarda diversas obras de arte e peças interessantes que parecem ter grande valor. Logo a frente o barão indica uma mesa com alguns itens e armas. O Barão então diz: 
-Cada um de vocês escolha um item ou arma desta mesa, e levem para que salvem minha filha..."

Mas se você ainda não jogou com este grupo, apenas tem as fichas montadas e não quer fazer  uma missão só para dar os presentes, você pode usar a maneira mais clássica... a herança. O personagem recebe um item mágico que foi usado pelo pai, mãe, tio ou mestre nas antigas épocas de aventureiro. O Tio Bem do 100freskura usou uma maneira boa de dar um item mágico aos personagens de sua mesa, ele escreveu em uma folha os itens que daria aos personagens e depois rolou um sorteio no dado (eu ganhei uma garrafa do ar). Mas se preferir, deixe que o personagem escolha um item de nível X.

PRESENTE DPAI NOEL NOS NÍVEIS HERÓICOS E ÉPICOS
Em níveis mais elevados, os personagens já salvaram cidades, reinos e em níveis épicos já podem ter salvo até o mundo quem sabe até o universo. Então é ora de dar uma recompensa merecida aos anos de heroísmo dedicados. Uma espécie de prêmio "melhores do ano" mas em vez de um trofeuzinho um item mágico poderoso ou um pequeno artefato seriam perfeitos. Por diversas missões, os personagens receberam recompensas, mas sempre após realiza-las. Mas algo que seria muito maneiro é dar aos heróis um presente inesperado no meio de uma campanha. O que eu quero dizer e estou enrolando é que este presente aos personagens deve ser oferecido por ou em nome de alguém muito importante, ao qual os personagens ajudaram a muito tempo atrás. O Rei de um reino que os personagens salvaram no 6° nível é um exemplo de alguém que poderia presentear os personagens. Estes presentes devem ser de um poder grande, mas nem tanto, eles devem ajudar muito o personagem mas não deixa-lo invencível. Armas e Armaduras Mágicas poderosas são presentes muito interessantes de se dar, assim como pequenos artefatos. Para dar um ar de importância aos presentes, eles devem ser unicos ou quase unicos. Segue mais um exemplo ai:

"Suas atividades são interrompidas pela repentina chegada da bela Princesa Elfa e sua comitiva do reino Elfico de Endorien, ao qual vocês ajudaram a salvar da destruição causada pelo Dragão Grondohert à 5 anos atrás. A Princesa, agora Rainha vem até vocês para agradecer aos heróis que ajudaram a manter o Reino forte e prospero e os presenteia com as lendárias armaduras Elficas Sagradas forjadas pelos melhores ferreiros Elfos do Reino..."

Bem galera, acho que é isso ai, a partir dessas idéias você já pode dar aos seus jogadores um belo presente através dos personagens deles! Ficamos por aqui! Feliz Natal e tudo mais! Abraço e até a próxima!
o/

1 comentários:

Ariana Prestes disse...

Feliz Natal !!!!!

Postar um comentário