terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Dicas de RPG: Fazendo o tempo passar.

Olá galera, desculpem minha ausência, eu comprei o Tormenta RPG e aproveitei o momento e fiz uma coisa que se tornou rara em minha vida... Um final de semana com 3 madrugadas jogando RPG. Achei bem maneiro o TRPG mas falo disso em outro post, ou não.

Mas como fazem dias que não posto nenhuma dica de RPG, ai vai uma que pode ajudar você, jovem mestre a fazer com que os personagens de seus jogadores envelheçam e sintam o tempo passar. Espero que seja util a alguém.

Bem, sempre que conhecemos um grupo de RPG formado por pessoas mais velhas, ficamos maravilhados com as histórias que duraram anos com os mesmos personagens e muitas vezes quando olhamos para nosso grupo vemos que seria impossível ter aventuras como estas, onde o personagem já entrou em varias masmorras, matou  trocentos Dragões, já salvou um porrilhão de cidades e vilas e agora já tem filhos e está próximo de se aposentar como aventureiro e abrir uma taverna. Mas mesmo você não tendo esperanças de jogar 10 anos com os mesmos personagens, vou dar umas dicas de como você fazer o tempo passar com os mesmos personagens, pelo menos o tempo em jogo. Vamos a primeira!

1 - Entre em acordo sobre a tendência.
Se você quer fazer uma aventura que conte com passagem do tempo, é bom diminuir os riscos dos personagens entrem em conflito ou se matarem. Claro, não estou pedindo para que todos os personagens sejam da mesma tendência, mas sim para que não hajam extremos logo na saída, ou seja, tente evitar um personagem Caótico/Mal e um Caótico/Bom logo no inicio do RPG. 
Até é possivel controlar um pouco com personagens com tendências extremamente opostas depois que a aventura já evoluiu, pois até fica maneiro ver como o personagem foi se transformando no vilão ou se redimindo se tornando um benfeitor. Mas para dar inicio (juntar o grupo) tendências parecidas facilitam sua vida de mestre.

2 - Missões de Background
Nada mais pratico de juntar os personagens com bom e velho: "Vecês já se conhecem e formam um grupo de aventureiros em busca de aventuras. Enquanto estão bebendo na taverna entrar um homem e pede para vocês...". Mas isso pode ser um pouco cansativo para os personagens na 5° vez que você usa isso. Além do que, um inicio assim, não faz o principal, que fazer o jogador comprar a idéia da seriedade da aventura e assim se apegar um pouco as ações do personagem.
Então, prepare uma pequena aventura para cada jogador, mostrando como é a vida dele antes de começar a aventura. Não tenha medo em fazer um jogador ser o filho do Lord ________ se isso for ajudar em sua história mais pro futuro. Faça essa missão introdutória para mostrar ao jogador porque seu personagem deve se arriscar entrando em masmorras e você pode usar esta missão individual para juntar o grupo. Mas claro, faça que todas as missões caibam na mesma sessão de jogo, não se prenda nessa missão solo, para não fazer  os outros jogadores esperarem, mas se for uma missão introdutória grande, dou mais uma dica bônus: de aos outros jogadores outros personagens fracos que estão acompanhando o personagem do jogador principal da missão, exemplo:
Brendos é o filho do Capitão da Guarda Real, e acaba de entrar na milícia. Seu pai o envia para um vilarejo próximo, pois a rumores que o gado esta sendo atacada por alguns monstros. Para acompanha-lo até este vilarejo, seu pai envia quatro de seus soldados e um camponês como guia.
Então, além do personagem do jogador, cinco outros personagens que o mestre iria interpretar passam para as mão dos jogadores.
(acreditem, isso funciona até para os níveis mais elevados) 

3 - Uso de calendário.
Isto não é obrigatório, mas ajuda muito, com um calendário fica bem mais facíl de deixar "palpável" aos jogadores a idéia de que o tempo esta passando. Eu fiz um post que cita sobre uso de calendário, leia AQUI se quiser.

4 - Dando um intervalo entre as aventuras.
Está é a parte importante para você fazer uma aventura que os personagens envelheçam.
Sabemos que nossos mundos de campanha são abarrotados de perigos, monstros e vilões para serem derrotados. Mas também não precisamos exagerar colocando tudo de uma vez um atrás do outro. Vamos imaginar que você é um nobre Paladino da Justiça. No primeiro dia você ajuda a espantar os lobos atrózes da fazenda, assim que mata os lobos, no segundo dia você parte para a vila vizinha pois a um mago malignos criando mortos vivos, mas no meio da viagem você é atacado por goblins. Matando os goblins e o mago você recebe a missão de matar um terrível Dragão próximos as montanhas e quando retorna com a cabeça do dragão na carroça, descobre que quem te mandou matar o Dragão é um lord demônio! Caraca, isso vai resultar em um personagem que evoluiu vários níveis e não deu uma semana no mundo do jogo.
É isso ai! Matamos o monstro e agora vamos pegar a recompensa, vender as escamas, forjar umas armas e armaduras com os ossos e depois gastar a recompensa... em duas ou três semanas partiremos para a próxima...
Coloque pausas de dias entre uma masmorra e outra, pausas de semanas entre uma missão e outra e até anos entre uma campanha e outra. Um bom jeito de fazer isso é utilizando o nosso bom e velho ferreiro. Se um personagem, após realizar missões e pilhar bastante, junta as pecetas de ouro suficientes para comprar aquela espada +3, aproveite e não coloque que o ferreiro rapidamente puxa uma espada magica da gaveta e te entrega, diga que o ferreiro vai trabalhar noite e dia para forjar a melhor espada +3 do mundo e que vai demorar alguns dias para termina-la.

Após uma épica batalha, faça com que os heróis sejam homenagiados e que recebam uma grande festa, que encontrem belas mulheres (ou homens, no caso das jogadoras e alguns jogadores) que motivem os personagens a ficar alguns meses na mesma vila/cidade.
Claro que você não precisa perder tempo narrando tudo que se passou nesses três meses que os personagens ficaram na cidade.

-"Mas Neco, meus jogadores não vão querer que seus personagens fiquem dias, semanas e muito menos anos parados!"

Calma, a solução para isso é simples. De níveis para os personagens de acordo com o tempo que ficaram "parados". Até mesmo, um jogador pode querer que seu personagem ganhe níveis em uma outra classe, e aproveite este tempo para treinar novas habilidades. Nenhum jogador resiste a chance de ter mais poder!

Bem galera, acho que ta bom por aqui, qualquer coisa é só deixar comentário! Braço e até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário