quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Spoiler Zone #3

Vocês não imaginavam que eu voltaria, não é? Mas aqui estou eu mais uma vez. Você está na Spoiler Zone do Blog do Neco. Tomaremos cuidado pra não chutar seus sonhos para tão longe.

O filme-alvo de hoje não será tão apedrejado como os anteriores, mas não pensem que eu to ficando velho ou perdendo o estilo...

Saca aquele filme bom pra assistir com a namorada, pra chorar um pouco? Não? Ainda bem, porque este post não tem nada a ver com isso!

Diretamente dos quadrinhos e jogos de videogame para as telas do cinema e, posteriormente do seu PC:
Scott Pilgrim VS. The World

Em primeiro lugar, um agradecimento ao Andrezinho (que já comentei neste blog), meu amigo e crítico de cinema que mais respeito. Se tem duas coisas que mexem comigo, essas coisas são: um comentário de quem eu respeito e um comentário de quem eu gosto. Voltando...

Scott Pilgrim é como a maioria de nós: nerd, jogador de fliperama, sem popularidade, tímido, azarado com garotas, odiado por muitos sem nenhuma razão justificável... se identificou também? Então está apresentado o protagonista. Se você não é músico, essa é uma das poucas coisas que o diferem dele, já que ele é o baixista de sua banda: Sex-bob-OMB.

Como todo o babaca tímido como eu, Scott começa a namorar uma colegial de 17 anos e quase toda a escola já sabe. A garota se torna fã da banda composta pelo protagonista, mas o preconceito quanto à idade da moça, provindo dos caras que sempre implicam com Scott prometem...

As coisas se complicam mais quando Scott sonha com Ramona, uma moça que sempre colore os cabelos.

Ele a encontra numa festa e, após confusões e desventuras, fica com ela, sem desmanchar o antigo namoro. E não me venha dizer que vocês jamais fariam isso, seus nerds cretinos! E aí, o ponto crucial: Ramona é vigiada por uma legião de 7 ex-namorados do mal.

A Luta de Scott Pilgrim está iniciada. Os ex-namorados saem em sua caça para duelos em dança, música, luta no melhor estilo Street Fighter com direito a narrador dizendo "Fight", etc...

Kim, a baterista da Sex-bob-Omb

Um ponto muito interessante do filme são os efeitos visuais, como na imagem acima. Também as onomatopeias do filme que são visíveis, como se fossem os quadrinhos. As onomatopéias pegam o espectador de surpresa, muitas vezes de forma hilária.


Na verdade, só a abertura do filme já rende algumas imagens impressionantes.

O filme, assim como nos quadrinhos, foi feito para que os nerds rissem à vontade, desde que seja conhecedores de Fliperama, RPGs de video-game, Street Fighter, e um pouco de cultura japonesa.

Obviamente, encontra-se referências leves ao sexo, ao rock, e ao estilo americano que endeusa o corpo ao invés do cérebro, ridicularizando essa mentalidade doente norte-americana.

Os 7 ex-namorados do mal compõem uma lista bizarra e perigosa, de maneiras um tanto peculiares de resolver as coisas.
Scott e sua banda em um duelo crucial
Às vezes, só um bom Shoryuken pode vencer o adversário. Outras vezes, trocar de bebida com o inimigo ao estilo Chapolin Colorado.
Shoryuken!
Além das onomatopéias, outros efeitos são brilhantemente colocados no decorrer da cena, lembrando que Scott Pilgrim está preso a um semi-cenário de video-games: ele começa como um grande RPG, ganha pontos por adversário vencido, pontos de experiência...
O nível das supresas só aumenta, mas não é porque aqui é a Spoiler Zone que eu tenho de estragar tudo.

O grande segredo do filme está no efeito-surpresa como quando Ramona tem que mostrar para que veio ao mundo além de arrasar corações...

O conteúdo do filme é um pouco nonsense, mas perdoável, pois o fator diversão (aquele que encontramos no Mário Party) é o que vale, no fim das contas.

Moral do filme... er... bem, o próprio Scott entra em conflito interno. Ele deve entender que seu orgulho deverá ser superior a outras causas. Mas eu não explicarei mais a esse respeito, não quero estragar seu próximo filme, meus amigos.

Scot alcançou um número de pontos considerável e...
que surpresa!
É conveniente que seu inglês esteja um pouco acima do básico e que se assista legendado, porque algumas piadas são trocadilhos infames, outras vezes, pequenos mal-entendidos, ainda assim, engraçados.

Além das referências ao mundo dos astros, do rock, do videogame que... epa, mas acho que isso eu já falei, né?

Em todo o caso, fica a dica. Scott Pilgrim vs. The World não vai ganhar nenhum Oscar, não é o melhor filme do mundo também, mas é culto, trabalhado e vale a pena ser assistido.
Scott Pilgrim - Ramona - Neil - Knives - Kim - Stephen

Ou vocês vão me dizer que torcem pelo bonitão, do lado mais forte, que sempre caça e nunca é a presa? Qualé? Que tipo de nerds vocês pensam que são?


Eu sou Bier e vocês acabaram de participar mais uma vez do Spoiler Zone.

1 comentários:

Luis. disse...

Muito bom esse filme, graças a esse spoiler zone eu fiquei sabendo do filme e sendo um rapaz curioso fui olhar ^^

Espero que logo sai mais uma com uma dica de filme lol

Ótimo trabalho Bier!

Postar um comentário