sábado, 29 de janeiro de 2011

Dicas de RPG: Os Ferreiros

Olá galera, desculpem o baixo numero de postagens de RPG, é que baixei Chrono Triger pro meu DS e ai o tempo livre que seria destinado ao Blog aos poucos foi consumido. Mas em breve eu largo o vicio e recomeço a serie de postagens de RPG e o Hogwarts RPG. Mas sem mais delongas, vamos as dicas de hoje!

Os Ferreiros!

Sempre que nossos personagens chegam em uma cidade, existem duas paradas certas, a Taverna e o Ferreiro. Mas diferente da Taverna, onde ocorrem mais idéias de aventuras e chances de belas interpretações, o Ferreiro geralmente passa batido, sem receber muita atenção, tanto dos jogadores quando do mestre. Veja só como normalmente é uma cena com um ferreiro:

Mestre: Você chega no ferreiro, um anão (sempre) de longa barba ruiva e careca. Ao ver sua aproximação ele pergunta: "Olá aventureiro, como posso servi-lo?"

Guerreiro: Olá Sr. Ferreiro, como que tá o pai e a mãe? Eu gostaria de comprar umas armas e armaduras...

Mestre: Tá aqui o livro, escolhe o equipamento que quer comprar e desconta ai suas peças de ouro.

Jogador do Guerreiro: Blz! Eu quero 3 Espadas Bastardas Obra-Prima, 1 Escudo Grande de Ferro e uma Armadura de Batalha.

Mestre: Muito bem, o Anão prontamente embrulha seu pedido e te entrega assim que você passa as peças de ouro.

Vejam só, no mínimo 95% das visitas ao ferreiro a conversa é praticamente a mesma! Então, continue lendo que vou dar uma dicas de como deixar seus ferreiros muito maneiros, ou não...
Dica 1: Ambientando seu ferreiro.
A primeira coisa que podemos fazer é colocar o ferreiro em seu devido lugar. Para isso temos que conhecer o lugar onde o ferreiro montou seu ganha pão.
Se um ferreiro vive em um pequeno vilarejo onde vivem humildes camponeses que vão todos os dias ao bosque recolher lenha, não tem porque o ferreiro ter em sua forja um estoque de armas e armaduras militares. Será mais fácil encontrar as ditas armas simples como adagas, picaretas, machadinhas, foices, etc. Claro que estes ferreiros de locais mais simples podem fazer reparos em grandes armaduras, mas não tem porque este ferreiro se especializar em forja de grandes armas e armaduras. Vou dar um exemplo, analise comigo:

Vamos dizer que seu personagem é um samurai, que chega em um vilarejo onde os aldeões vivem da plantação de batadas, O ferreiro, que ajuda fabricando e consertando os instrumentos de trabalho é surpreendido por um samurai pedindo simplesmente uma Katana.

Claro, este ferreiro pode até ser um antigo herói aposentado vivendo ali para se afastar de problemas, mas seria estranho se todos os ferreiros fossem grandes heróis aposentados detentores de grandes conhecimentos sobre o oficio.
Já ferreiros de grandes centros urbanos, lidam com aventureiros diariamente, então não é estranho que ele seja um ferreiro especializado em armas e armaduras, pois ele vive disto. Então, nestes ferreiros mais urbanos pode se encaixar bem entregar ao jogador a tabela com a lista das armas e só pedir para ele ir descontando as pecetas de ouro (como dizia um personagem do Thobias). Mas vamos com calma ainda...

Dica 2: Aproveite os RAROS materiais especiais.
Outra coisa que nós mestres sempre deixamos passar batido são os materiais especiais para serem misturados a forja das armas e armaduras de nossos sedentos jogadores. Em D&D, 3D&T, Tormenta RPG em fim, em praticamente todos os cenários e sistemas de RPG Medieval (e até alguns atuais e futuristas) existem materiais diferentes que podemos combar os equipamentos dos personagens mas quando lemos a descrição do materiais, muitas vezes (quase todas) esquecemos de usar o clássico "este raro material / este material é muito difícil de encontrar". Normalmente o Jogador chega no ferreiro e diz:

Olá Sr. Ferreiro, como que tá o pai e a mãe? Eu gostaria de comprar uma fucker Espada Bastarda de Adamantiun, por gentileza.

Na maioria dos cenários Adamantiun é um RARO metal, muito dificil de trabalhar encontrado em meteoritos que caem do céu (cairiam de onde?).
Então, a não ser que a região fosse tomada por constantes chuvas de aerolítos meteoritos, seria muito difícil o ferreiro ter guardado no deposito vários blocos de Adamantiun.
Mas então você me pergunta: "Tio Neco, como faço então?"
E a resposta é muito simples... 

Faça uma bela quest onde os jogadores vêem um meteorito caindo, se ferrem encontrando o meteorito, removendo o belo bloco de adamantiun, brigando com outro grupo de __________ que também viu o meteorito cair  e que no fim descubram que um dos poucos Ferreiros que sabe trabalhar com Adamantiun vive na grande cidade de __________ (aquela que você que levar os jogadores mas não sabe como). Como dica na hora de vender, use uma tabela do sistema que esta usando ou que tem em mãos. Por exemplo, em Tormenta RPG (meu atual sistema quase favorito) existe uma tabela com o preço a mais que você vai pagar pra ter o item em Adamantiun. Não lembro com exatidão, pois meu livro esta na estante logo atrás de mim e não vou levantar pra checar, mas é mais ou menos isso, depois se alguém quiser corrigir fica a vontade mas é só pra ter uma idéia:

Arma de Adamantiun: +1500 TO (são as peças de ouro de Arton)
Armadura Leve de Adamantiun: +1500 TO
Armadura Média de Adamantiun: +3000 TO
Armadura Pesada de Adamantiun: +5000 TO
Com base neste valor, faça que o material encontrado, no caso Adamantiun equivale há 11.000 peças de ouro, onde o jogador ao chegar no tal ferreiro possa pedir para ser forjado qualquer combinação de armas ou armaduras que o adamantiun possa suprir, ou seja, pode-se pedir ao ferreiro para forjar duas armaduras de batalha de Adamantiun e deixar o que restou de adamantiun como pagamento pelo serviço.

Bem, eu lembro de ter mais idéias sobre os ferreiros... mas acabo de esquecer todas elas, quando lembrar faço um parte dois ^^.
Por hoje é isso ai, até a próxima e um abraço!

1 comentários:

Unknown disse...

Tioooo Nitroo me ajude.. eu to narrando uma campanha sem magia.... então queria colocar outros tipos de materiais para fazer armas.. suprindo a falta de armas magicas... teria uma ideia ou algum suplemento colocando mais material para criação de armas e armaduras etc.. obrigado tio nitro

Postar um comentário