terça-feira, 16 de novembro de 2010

Tormenta RPG

Olá galera!
Neste final de semana fui a Palmares jogar um Tormenta RPG mestrado pelo amigo Thobias!

O jogo foi muito divertido, mas vamos falar sobre o sistema de Tormenta RPG...
Bem, não sou um grande admirador de Arton, pois no D&D não achei maneiro esse tom de anime. Preferia deixar Arton para um 3D&T. Mas isso é coisa minha mesmo. O Tormenta RPG, a primeira vista não me pareceu tão interessante, mas de informação, só tinha algumas pequenas coisas que li em alguns blogs, não tinha parado para pesquisar muito.

Mas enfim fui convidado para uma mesa de Tormenta RPG na cidade que o Thobias mora, onde tive a oportunidade de pegar e dar uma lida no livro para montar meu personagem para o jogo.

Tormenta RPG se mostrou para mim uma boa mistura de D&D 3.0/5 com o D&D 4 edição. O que achei realmente maneiro. Pois foi cortado, adaptado e simplificado muita coisa inútil do D&D 3ed deixando a montagem da ficha bem mais rápida, mas ainda com aquelas divertidas horas de montagem de personagem.
Pelo que pode perceber, toda a galera se deu bem na criação de ficha, mesmo sendo a primeira vez do grupo não tendo eu como mestre e pegando o livro e lendo sozinhos. Para quem já jogava o 3.0/5 antes vai achar muito fácil montar seu personagem. No livro esta tudo sobre a criação do personagem descrito em partes bem destacadas e mesmo se ficasse alguma divida, a ficha de personagem é bem auto-explicativa.
Como no grupo tinha muitos combatentes, resolvi jogar com um humano Ladino nível 1 / Feiticeiro nível 2 (personagem multiclasse de 3° nível). Eu gostei do sistema de magia usar pontos de magia e não magias diárias. Isso não deixa os conjuradores de nível baixo tão fracos, pois você pode lançar mais magias (mas não se empolgue tanto que não são tantas assim) e se tem pontos de magia, quer dizer que existem poções de magia que você pode usar (meu personagem não tinha nenhuma, mas imagino que existam). Pelo que entendi, o custo para lançar uma magia varia de acordo com o nível da magia, então uma magia de nível 1 custa 1 PM, uma magia de nível 3 custa 3 PM e assim vai... mas tem varios talentos maneiros que podem reduzir o custo de certas magias.
A unica coisa que não curti muito, e que poderiam fazer para deixar a criação de um conjurador bem mais rápida, era que a lista de magia não era dividida por nível da magia. Ficaria bem melhor se fosse dividido, pos tive que ler magia por magia atrás das magias de 1° nível.
O Pessoal também tinha este,
parece bem maneiro.
O combate se mostrou também mais simples, todo mundo já sabia agarrar, usar duas armas e tudo mais. Outra coisa legal é que iniciativa é uma pericia, ficou legal isso. E falando em Pericias, elas foram resumidas ao estilo do D&D 4ª edição. E também, metade do nível é somado a algumas coisas como testes de Resistência, Bônus de Ataque, Dano (se não me engano). E pelo que vi tem até Pontos de Ação que fazem alguma coisa, mas o Thobias usou como dar mais uma ação padrão.

Os equipamentos, armas e armaduras eu achei bem legal também. Eu gostei muito de poder usar granadas! E ficou muito bem dividida e explicado os tipos de itens e logo de cara achei uma tabela de riqueza de acordo com o nível do personagem. Eu só não encontrei os itens mágicos...

Bem, resumindo... Tormenta RPG realmente ficou muito maneiro. Você pode relembrar os bons tempos do D&D 3.0/5 de uma maneira bem mais pratica e fácil mas que da o mesmo gostinho. Se você não curte muito o mundo de Arton você pode facilmente adaptar tudo para seu mundinho de aventura sem problema algum.
Eu recomendo esse livro! O Jogo esta rápido e divertido. E está muito fácil encontrar material para Tormenta RPG. Vou pedir o meu assim que der ($$$).

Tormenta é o cenário de RPG mais popular do país. Nascido em 1999 nas páginas da revista Dragão Brasil, esta terra de espada e magia cresceu. Agora, pela primeira vez, Tormenta torna-se um jogo completo, compatível com o aclamado Sistema d20.

Com este livro básico, você poderá criar seus próprios personagens e aventuras, e embarcar em infinitas sagas com os grandes heróis e vilões deste mundo. A chegada da Tormenta. A busca pelos Rubis da Virtude. O retorno do Terceiro Deus. O ataque de Mestre Arsenal. As Guerras Táuricas. Agora essas histórias podem ser suas.


Tormenta RPG contém tudo de que você precisa para jogar:

  • Uma versão atualizada e aprimorada do Sistema d20, ainda compatível com os livros e acessórios mais antigos.
  • A história do mundo de Arton, com todos os acontecimentos recentes.
  • Regras completas para criação de personagens, com 11 raças, 13 classes, mais de 150 talentos e mais de 600 magias.
  • Material completo para criar suas próprias campanhas.
  • Novas mecânicas de combate e magia, muito mais ágeis e rápidas.
Arton precisa de heróis. Seja um deles!

Título: Tormenta RPG
Autores: Gustavo Brauner, Leonel Caldela, Marcelo Cassaro, Rogério Saladino, Guilherme Dei Svaldi e J.M. Trevisan
Formato: 20,5 x 27,5 cm, 304 páginas, capa dura
Preço: R$ 79,90
ISBN: 978858913448-4

http://lojajambo.com.br/secao/rpg-tormenta/

PS.: Pessoal da Jambo, se quiserem me dar um desconto maneiro, digo que compro o livro já ^^ 
Me mandem um e-mail com o valor de desconto (neco_barcellos@hotmail.com)
o/

2 comentários:

Emanuel disse...

Matade do nial nao soma no bonus de ataque... so no dano, resistencias e CA. mas a matéria ficou ótima espero no futuro ver uma sobre as guerras tauricas.

Emanuel disse...

Matade do nivel nao soma no bonus de ataque... soma no dano, resistencias e CA. mas a matéria ficou ótima espero no futuro ver uma sobre as guerras tauricas.

Postar um comentário