quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Jovens Cantores ou Jovens atores, para Jovens Admiradores?

Olá pessoal.
Estava observando que na TV anda passando muitos dos filmes pré-adolescentes musicais, pelo menos uma vez por semana. Hoje em dia esta na moda nos EUA fazer filmes desse gênero, jovens cantarolando, descobrindo que à algo dentro deles, fazendo com que sua voz se eleve e se junte a melodia...bom sabendo atuar já é um bom caminho, mas tudo esta ligado, é tudo interpretação e não é só a Disney que anda investindo neste seguimento Cinematográfico, varios estudios vem apostando na musica em seus filmes, eu particularmente não curto muito cantoria em filme, a menos que um personagem engraçado esteja cantando no banheiro desengonçadamente ou alguém esteja fazendo aquela Serenata caprichada, nem mesmo os desenhos animados me faziam sentir aquela vontade de sair cantando por ai (Tirando Rei Leão dessa minha listinha).

E quem não lembra daqueles velhos, para jovens, filmes antigos musicais que entraram para a história cinematrografica, musicas que marcaram, não só a época mas uma vida, um momento legal e até mesmo um gingado nos quadris, sempre acabavam passando no Intercine:" The Wonders", "Grease nos tempos da brilhantina" com o grande dançarino John Travolta, Madonna no filme "Evita" interpretando Evita Peron, "Mudança de Hábito" com Wooph Goldenberg, "Moulin Rouge" que é mais novinho ao lado de "Chicago" mas são bons filmes. Os poucos filmes que acabei de citar que eu vi é claro, não posso falar dos que não vi, e alguns nem mais lembro o nome de tão velhos (hehe), sei que acabaram de pensar "poxa você nunca viu Noviça Rebelde", não realmente eu não vi, eu era criança, estou planejando olhar a meses.

Existem clássicos que nem precisam ser mencionados, afinal os antigos tinham que improvisar afinal o cinema não era falado, como muito seguiu a lenda de que Chaplin era mudo(hehehe), o que foi um grande equivoco, descoberto séculos depois.

Mas a ideia deste post me ocorreu após eu ver um filme na Globo, semana passada, pré-adolescente que me surpreendeu, era bom! Coisa que raramente eu acho em filmes musicais jovens, são sempre as mesmas histórias: "Garoto se apaixona pela garota, garota se apaixona pelo garoto, alguém tenta separa-los, mas o vilão se dá mal e os mocinhos apaixonados ficam juntos cantarolando no final do concurso". Mas o que havia de diferencial neste filme que eu vi? Eles sabiam cantar realmente e não ficavam dançando o tempo todo. Foi ai que percebi o quanto os jovens tem vozes de taquara rachada, e como as industrias cinematograficas ganham com esse aproveitamento em cima da juventude, é claro que o filme que eu vi tinha cantores profissionais, a final era a Miley Sirus de protagonista e os moços da banda Jonas Brothers(é eu sou louca), resolvi ver pelo nome interessante que continha: "Camp Rock" e porque a Miley Sirus(agora ela é loira) esteve no Brasil lançando seu primeiro CD, acabei vendo por acaso um dos programas em que ela esteve, cantando muito bem mesmo, whatever. Dias depois acabou passando outro filme do gênero que não me interessei em ver.

Mas o que me pergunto é porque esses filmes fazem tanto sucesso? Sem respostas. Mas tenho que aceitar que as letras são boas, melhores que de alguns cantores jovens brasileiros, sem falar na voz mesmo. Me peguei pensando em Friends esses dias, o seriado mesmo e fiz uma comparação muito louca, mas não tanto assim de que Fiuk tinha o mesmo tipo de voz da Phoebe da serie ela cantava mal(de propósito) e eu gostava dela, assim como muitos gostam dele.

Ainda bem que não tem filme musical no Brasil!


0 comentários:

Postar um comentário