terça-feira, 9 de novembro de 2010

Dicas de RPG: Povos Bárbaros

Olá gente boa!
Estes dias eu estava no rRPG (que é um ótimo programa de RPG online) assistindo uma mesa de 3D&T onde os jogadores estavam em uma uma vila de Bárbaros. Nesta vila eu notei coisas um pouco estranhas como ausência de mulheres e crianças, ausência de ofícios e até uma certa ausência de moradia. O que tinha nesta "vila" bárbara era nada mais que um porrilhão de homens musculosos armados com machados e sedentos por guerra e sangue. Eu até questionei se era uma unidade de guerra bárbara mas o mestre disse que era uma vila de bárbaros, quando comecei a dar meus pitácos na vila, fui kicado... é, mereci...
Então vou dar umas dicas de como criar um povo bárbaro, espero que gostem!


Povos Bárbaros

Em nossa história, basicamente falando, povos bárbaros eram aquelas pessoas que viviam fora das muralhas das cidades onde muitas vezes os costumes e as leis do estado não se valiam. Eram povos com sua independência, costumes e leis próprias, sendo praticamente uma pequena cidade rústica que não contribuía com os impostos ao Estado.
Em nossas mesas de RPG não precisamos fugir muito disto para criamos nossa civilização bárbara! Vamos aos tópicos:

Estrutura do Vilarejo ou Cidade Bárbara.
Em sua maioria, povos bárbaros se localizam em regiões com certo difícil acesso mas que serve de bom ponto estratégico para defesa da vila/cidade, como colinas, montanhas e florestas. É importante que seu povo bárbaro, independente se for uma vila ou cidade, se localize próximo de água (rio ou lago), locais para caça e quem sabe terra fértil para plantio.
As moradias são feitas com o material disponível na região (madeira ou pedra) e normalmente são casas um tanto grandes já que as familias são normalmente numerosas.


Economia.
Povos bárbaros vivem em comunidade, portanto, não trabalham com dinheiro, o que não significa que não tenham uma reserva de peças de ouro guardada. O alimento é plantado, animais como galinhas, porcos e vacas são tratados para o abate, as roupas e armaduras são fruto do proveito de caça abatida. O metal para forja de ferramentas e armas é adquirido através de negociação com outros povos, mineiros, saques ou troca com quem possuir alguma quantia de minério.

Política.
Para uma sociedade bárbara, normalmente o chefe é um grande guerreiro ou um patriarca da familia que deu origem a vila ou  cidade. Mas podemos também utilizar de exemplos que temos em nossa história. Muitas civilizações utilizavam o seguinte sistema:
Existia um ou mais de um chefe patriarca que cuidavam das disputas internas e da organização política da sociedade. Porém, em tempos de conflitos era elegido um chefe de guerra que era responsável pela defesa ou ataque e administração dos recursos enquanto a guerra continua.
O que podemos fazer para nossa sociedade bárbara, é realmente criar um grupo de chefes patriarcas, uma espécie de conselho de anciões que vão cuidar das questões políticas, econômicas e sociais e uma espécie de Rei Bárbaro que representa a força militar.

Sociedade.
Como falei antes, uma sociedade bárbara vive em comunidade, então, uma ou mais familias podem ser responsáveis por certos ofícios dentro da sociedade. Uma familia pode ser responsável pela agricultura, outra pela criação de animais, outra familia é responsável pela extração de madeira, outra pela fabricação da cerveja, etc, etc. Lembre-se de Asterix e Obelix, onde cada um na vila era responsável por uma tarefa.
Até mesmo a Taverna é algo comunitário. Algumas vezes por semana pode ocorrer um grande festejo, onde é oferecida muita comida (Javali assado) e bebida em uma grande taverna improvisada ao ar livre. Onde todos cantam e se divertem.
As familias são normalmente formadas por um casal e seus filhos, que são o máximo que os deuses enviarem ou espíritos de alguma coisa mandarem.

Guarda.
Aqui pode variar de muito. Em minhas mesas, os Bárbaros (Caras com Machado que entram em fúria) são treinados para a batalha seja para a defesa da vila ou invasão. Mas mesmo assim, em tempos de paz, estes homens (e algumas mulheres, por que não) possuem outro oficio que não deixa de ser realizado para ajudar na sociedade. Alguns tem como oficio a parte de caça, extração de madeira e alguns tem como oficio a vigília (patrulha) para que a vila não esteja pega de surpresa em caso de ataque.
Em épocas de guerra, todo o homem ou mulher que seja capaz de batalhar é chamado. Bárbaros são treinados para batalha feroz, mas sem grandes táticas, em sua maioria.

Religião.
Mais uma parte que pode variar. O chefe espiritual pode ser um Xamã, ligado aos espíritos dos antepassados ou um Druída, ligado aos espíritos da natureza. Isto varia de sociedade para sociedade. Muitos povos bárbaros ostentam totens que podem identificar o que eles seguem.

Bem galera, acho que por base é isso. Agora você já vai ter uma idéia de como criar uma sociedade bárbara. Basta agora escolher se ela vai ser uma sociedade "pacifica" ou se são aqueles bárbaros malignos e saqueadores.
Abraço!
o/

6 comentários:

Benaduce disse...

Muito bom velho, bastante útil.
Grande abraço

'/§\ Thay disse...

Nossa vlW mesmo! Sempre é bom ter esse detalhes!! Aew Neco eu sei que já até disse muito nesse post e tem muito material sobre Vikins, mais deria como postar algo a respeito, apesar de ter muitas coisas, tem muito de pouco xD!! vlW

vlW (y), Thay.Narrador

Neco disse...

Boa ideia Tahay, eu tenho um livro sobre Vikins que ja me foi muito util para rpg, vou ver se faço um post maneiro sobre vikins

bia disse...

ai valeu por ter dado essa força pois tava procurando tudo muito resumido sobre os parbaros

Neco disse...

Que bom que gostou, Bia.
Mas como prof. de Históroia, espero que use essas dicas no RPG e não em alguma aula! hahaha

Arlequina Diferente disse...

muito bom mas falta alguma coisa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário