quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guilda dos Escudeiros

Ola Pessoas ápos um longo tempo se postagem aqui vamos nós!
O tema que quero tratar hoje é inspirado na postagem do Blog RPG do Mestre, na verdade não neste blog, mas sim em uma postagem que li neste blog... Em fim, o que me serviu de inspiração foi uma postagem da Taverna do Goblin, que esta no Top Postagem do mês de Maio do RPG do Mestre, onde foi falado sobre Guidas (Uma das melhores postagens realmente)... Nem eu entendi, mas Whatever...
Falei e falei e não coloquei o tema... la vai:


O Bom Escudeiro!

Este é o tema, apesar de não ser o titulo do post.
....

Sempre que saímos com nossos personagens pelas perigosas terras medievais, atividades muitas vezes vistas como simples, como carregar tralha, buscar lenha, cozinhar (para os personagens que se alimentam), se tornam um grande incomodo para heróis tão atarefados.

Então, em meu grupo, foi criado um NPC chamado Wilborn...
Saudades do Wilborn...
Que era o fiel escudeiro dos personagens.
E como esta postagens sobre Guildas citou guilda de escudeiros, criei uma com regras de jogo (D&D 4ed claro) para ser usada como padrão, pelo menos por mim.

...

Guilda dos Escudeiros
Mas pra que comprar ou alugar um escudeiro?
E para essa pergunta existem um porrilhão de respostas, porem só digo as seguintes:
  1. Carregar seu equipamento: Uma coisa que sempre incomoda é a maldita Capacidade de Carga, então ter um Wilborn por perto para carregar aqueles quilos a mais é sempre bom.
  2. Cuidar dos Cavalos: Quantas vezes seu personagem amarrou o cavalinho em uma arvore próxima a masmorra e quando voltou só tinha o rastro de sangue de sua montaria? Com um Wilborn por perto isso seria mais difícil de acontecer...
  3. Levar a carroça de volta a cidade: Não lembro de nenhuma carroça que não foi abandonada quando teriamos que entrar no ponto A da masmorra para sair no ponto B. A não ser a vez que Wilborn estava presente.
  4. Carregador de Flechas: Se você é Ranger sabe como flechas vão... "Wilborn traga uma aljava". Ouvi muito isso...
  5. Cozinheiro: Se seu personagem costuma se alimentar, rações de viajem, apesar de nutritivas, tem gosto de tofú na melhor das hipóteses. Wilborn era um ótimo cuzinheiro.
  6. Comprar provisões na cidade...
  7. Montar o acampamento...
  8. Ajudar em eventuais batalhas...
Em fim, um escudeiro é um serviçal muito util para se ter no grupo.

Atribuições do Escudeiro
Um escudeiro, tem em seu "treinamento", o estudo e a arte da servidão. Aprendendo sempre a honrar um acordo de servidão tratado com novo senhor. As principais atribuições de um escudeiro são:
  • Carregador; tratador de cavalos (ou outros tipos de montaria); cozinheiro; pescador; e algo na área do entretenimento (como musico; poeta; escriba ou simplesmente uma agradável com compania).
Escudeiros não são pagos para batalhar, mas sempre é bom ter algum treinamento, caso sejam emboscados em uma viajem por exemplo. Então escudeiros são treinados no uso de armas simples, principalmente a Besta.



Criado um Escudeiro
Existem escudeiros de níveis diferentes níveis, obviamente, um escudeiro jamais pode ser do nível do grupo, então, de preferência coloque Escudeiros minions até um certo nível (até 5° por exemplo).

Pontos de Vida: Nível x5 + Constituição
CA: 10 + metade do nível
Fortitude: 10 + metade do nível
Reflexos: 12 + metade do nível
Vontade:10 + metade do nível
Ataque: 3 + metade do nível (+ Prof. da Arma)
Pericias Treinadas: Atletismo +6; Furtividade +6; Intuição +6; Percepção +6; Socorro +6; Tolerância +5; Natureza +6.
Some metade do nível nas pericias.
Atributos: For 12; Cons 10; Des 12; Int 10; Sab 12; Car 10
Característica de "Classe":

  • Capacidade de Carga: Para calcular a carga normal, pesada e máxima, o Escudeiro é tradado como se tivesse força 20.
Preço de Mercado: Para alugar o serviço de um escudeiro, basta ir até a guilda e desembolsar uma quantia de 5pp (Por nível do escudeiro) a cada dia de trabalho. Esse valor não inclui a alimentação e estadia em eventuais tavernas, que devem ser pagos pelo contratante.
Em caso de morte do Escudeiro, o contratante deve indenizar a guilda com 350po.
É possível contratar um escudeiro por 1 ano pagando as mesmas 350po.




Nada impede de contratar um Escudeiro "autonomo", porem eles não terão as mesmas habilidades de um escudeiro de guilda. Se preferir contrate escudeiras... não tem a mesma capacidade de carga, porem podem aliviar as tensões de seu personagem.

Então é isso ai, se alguém ler e quiser deixar um comentário, dica ou duvida, estamos aqui pra isso!
o/

4 comentários:

Thobias disse...

Cara... Se eu ainda jogasse com Lucius, meu bom e velho Paladino/Algoz... Concerteza teria contratado uma escudeirA.
Teria me sido muito util... A se teria...

Neco disse...

Também, 200Kg só em armadura
hahahaha

Emanuel disse...

uashuhsauhas ele nao entendeu o "A se teria " ashuuhasuhsa xD

Neco disse...

hahhaha
é mesmo, agora que li melhor

Postar um comentário