quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Reis, Regentes e Prefeitos, afinal, quem são eles?

Muito bem, amigos, venho mais uma vez com mais uma de minhas dicas para RPG!
Hoje fiz esse post para ajudar a encaixar em sues devidos lugares as figuras que governam nossos maravilhosos e fantásticos mundos de RPG!

Gostei, esse é o mascote do Burger King?
Muitas vezes, podemos acabar nos confundindo com quem deve ser o regente de tal lugar, como e porque minha cidade deve ter um Lord ou Barão como regente. Por que meu tenho um Rei que tem poder sobre uma cidade. Ou o que mesmo é um regente? Bem vamos por partes! Pois para explicar vamos pegar um ponto de cada vez...

Um Reino.
Primeiramente, vamos começar a explicar o que tecnicamente é um Reino, lembrado que estas são apenas dicas e não leis universais!
Um reino é uma grande quantidade de terras governadas por um Rei ou Rainha (por isso é chamado Reino) e todas as cidades e vilas dentro dos limites do reino, teoricamente, servem aos interesses do Reino.
Dentre as cidades do Reino, deve existir uma para ser a capital do Reino.


Uma Cidade.
Uma cidade é um grande centro urbano, repleto de comércio e pessoas!
Em uma cidade, o governante é alguém escolhido pelo rei para tomar conta do daquela região, sempre prestando contas ao Rei do reino que a cidade esta. O governante da cidade é chamado de Regente, e como é alguém escolhido pelo rei, o regente de uma cidade é um Nobre (detentor de algum titulo de nobreza) ou até mesmo, um Principe pode ser o regente de uma grande cidade.
Cada cidade, geralmente contribui de alguma forma para aumentar o poder do Reinado, seja militarmente ou economicamente.
Uma Cidade, além de cuidar da proteção da povo e enviar os impostos, deve "cuidar" das áreas ao redor ou próximas de suas muralhas, isso inclui estradas, bosques e alguns vlilarejos.
Assim, uma cidade possui comércio variado, vindos de diferentes cantos do reino.

Vilarejo.
Um vilarejo é uma pequena comunidade que geralmente possui uma economia fixa, sempre focada no sustento da vila e para o abastecimento de cidades maiores, por exemplo, uma vila de pescadores pesca seu próprio peixe para o consumo dos aldeões, vendem o peixe para viajantes e em grandes eventos exportam o peixe para outras vilas e cidades próximas. Como eu disse, normalmente estas vilas produzem uma ou duas coisas, assim podemos ter uma vila de pescadores, uma vila de mineradores, uma vila de plantadores de batatas, etc, etc, etc. Mas como são povoados pequenos, não é necessário a presença de um Lord para cuidar da organização da vila. Então, para um vilarejo o mais recomendado para "governar" é um Prefeito.

Claro que dentro de um reino podem existir cidades e vilas independentes, mas isso vamos ver mais a frente...

Bem, acho que da maneira que coloquei ficou bem simples encaixar Reinos, Cidades e Vilarejos em seu mundo! Vamos agora ver os cargos (Rei, Regente e Prefeito).



Rei: Acho que não é preciso muita explicação sobre o que é um Rei, mas mesmo assim ai vai. Um Rei é um nobre que governa um "grande" Reino. Um Rei é rei devido a sua linhagem nobre, então um rei é rei até sua morte logo seu filho (ou filha, por que não?) mais velha assume o trono. Claro que um dia pode aparecer um Conan matando o Rei e assumindo o trono, mas mesmo assim, ainda se mantém um sistema hereditário de poder.

Regentes: são aqueles que administram as cidades. Em cidades "fieis" ao Reino, os regentes são homens de confiança do Rei, colocados como regentes para ajudar a manter o poder do reino (ocupando espaço, defendendo espaço, enviando impostos, etc.). Este regente, normalmente pertence a nobreza, podendo ser um Lord, Sir ou Principe. Mas também podem ser pessoas de confiança do Rei, como um renomado paladino ou um sábio mago que muito serviu ao Rei.

Prefeito: como eu disse, vilarejos são pequenas localidades que produzem, cultivam ou coletam algum tipo de material. Nestas pequenas localidades para manter a ordem não é preciso uma grande atenção dos Nobres que governam as cidades, então, é provável que quem cuide da "administração" da vila seja alguém que os próprios moradores da vila confiem e escolham como seu líder. Este líder (prefeito) pode ser um respeitado homem do campo que sabe manter a atenção dos demais, o sábio Clérigo do Templo da vila ou um Combatente que organiza a proteção da vila.

Obs.: Essas dicas são sobre cidades e vilas que servem a um reino.

0 comentários:

Postar um comentário