terça-feira, 10 de maio de 2011

Spoiler Zone #6

Filas nos cinemas, mais pela espectativa. Hoje, o filme que tentaremos não estragar é... Thor!


É, pessoal, tá em exibição nos cinemas durante este mês, a adaptação de Thor para o cinema.

O filme conta a história do filho do Deus nórdico Odin, que empunhava um martelo e era capaz de mover montanhas. Arrogante e embebido de tamanho poder, Thor começa uma batalha entre Asgard e a Terra dos Gigantes de Gelo. Como castigo, Odin o envia à Terra, para que ele aprenda a ter humildade com os seres mais (inúteis) fracos do planeta.

A situação se agrava quando seu irmão Loki descobre seu próprio passado: (o emo) ele é adotado, descende dos Gigantes de Gelo. Enquanto Odin se orgulha de sua atitude, banindo Thor, mal sabe que Loki está prestes a usufruir do trono com um atentado.

Loki - Thor - Heimdall
Heimdall é o guardião da Bifrost (também conhecida como Ponte-arco-íris. Uuuuuuiii!) Ele abre o caminho entre os reinos dos deuses, por isso, sua participação é bastante relevante. Fora que o cara veste uma armadura fodona! Ele aparenta poder a kilômetros de distância. Um dos personagens mais bem-feitos no longa.

Loki alcançará o trono, enquanto Thor estará ocupado...


O filho de Odin terá que enfrentar as dificuldades do corpo mortal... mas também encontrará algumas vantagens.



Thor terá de provar não só a seu pai, não só aos humanos, mas até ao Martelo mágico Mjolnir, que só pode ser empunhado por quem é digno. É claro que Thor será renunciado numa primeira tentativa, mesmo que se esforce para alcançar o martelo, em poder do governo americano.


Pra quem conhece os quadrinhos da Marvel, e os Supremos, em especial, vai encontrar várias referências ao grupo dos Vingadores, como a participação do Gavião Arqueiro, ainda sob a identidade de oficial do governo.

Também há menção ao milionário Tony Stark, mas é apenas um ledo engano dos agentes do governo.
Todo o filme, na verdade, é uma espécie de preparação para o longa dos Vingadores (Quê? Não me diiiiiiiiiiiga!)

Mas porque vale a pena ver o filme, se ele parece tão vazio?
De fato, ele é! Essa humildade que Thor busca fica secundária, tendo em vista que a maior parte do filme foca a falta de adaptação de Thor com a vida humana que precisa levar.

Mas algumas interpretações realmente salvam o filme:


Thor e Odin
 Anthony Hopkins faz jus ao seu salário! É um perfeito Odin. Sua atuação é brilhante.



O figurino e o cenário do mundo mitológico também são de grande valor. Quem conhece a série de HQs dos Supremos vai reconhecer algumas armaduras.


O mesmo vale para Idris Elba, no papel do poderoso guardião Heimdall.

Destaco também a cena da luta contra O Destruidor, que é um poderoso soldado de Odin que vai à Terra para matar Thor a mando de Loki. Os amigos de Thor o ajudam na luta, mas só Thor pode vencer, assim que alcança o que veio buscar.

Thor e Jane, no beijo de despedida.

O que resta, meus amigos, é um roteiro vazio, com poucos traços de humor (bem fraco), um romance sem atrativos... enfim, é como se um buraco consumisse o tempo enquanto estamos comendo pipoca.

Infelizmente, Thor poderia ter oferecido uma lição bem maior de humildade, poderia ter sido mais explorado psicologicamente e poderia ter feito maiores referências ao RPG, já que seu universo é tão rico, ao invés de uma simples continuação no tão prometido "Os Vingadores".

E a gente fica na torcida para que o Capitão América não seja tão superficial quanto Thor.

Eu sou Bier, e você acabou de ler o Spoiler Zone!

0 comentários:

Postar um comentário