sexta-feira, 3 de abril de 2015

Por Onde Começar a Jogar RPG?

Olá, meus queridões, alguém ainda vem aqui?
Após um longo tempo (2 anos) sem nem mesmo ver como estavam as coisas por aqui, finalmente estou pronto para voltar a postar as mais incríveis dicas de RPG do mundo (ou não)!

Mas para essa volta, trago um assunto que muito me perguntam aqui na minha loja de RPG: "Qual o melhor sistema para começar a jogar RPG?". Então vou responder aqui qual é, na MINHA opinião, um bom sistema pra começar.

Quando comecei a jogar RPG, foi no ano de lançamento do D&D 3ªed. Comprei os três livros básicos + o livro de Tormenta, mas a vontade de jogar era tanta, que não dava para esperar ler entender todas as regras. Então, por necessidade, usando como referencia uma revista Dragão Brasil onde vinham fichas de personagem de "Vampiro, a Mascara", criei um sistema de jogo vampiros estilo "Underworld" onde jogava nos intervalos da escola, chamamos de "Joga o d20" esse sistemas e com o passar dos anos, foi recebendo atualizações e estilos novos, até uma versão de "Cavaleiros do Zodíaco" rolou, e ainda jogamos quando rola alguma ideia maluca de RPG.

O Piratas Espaciais e o Sistema de Hogwarts RPG (ainda não finalizado, mas que fico muito feliz de receber e-mails de grupos que jogam meu sistema s2), veem da base "Joga o d20". um dia posto mais manuais ;) 

Você me pergunta: "Mas essa é a dica, eu que me vire e crie meu sistema? "
Não, claro que não! Criar o seu próprio sistema pode ser divertido sim, mas isso vai depender mais da diversão que vai ter com seus amigos do que suas grandes habilidades de gamedesing.

Os jovens que chegam na minha loja, buscam um sistema prático. E por mais lucrativo que seja eu vender um Pacotão Tormenta RPG, Gurps ou qualquer outro sistema com muitas regras, prefiro indicar algo mais simples no inicio, pois quero ver mais e mais gente jogando RPG, e não comprando todos os livros de um sistema, que a grandes chances que não consiga jogar por ter que se dedicar dias para pegar o modo que o jogo funciona.

Então, sem enrolar mais, recomendo aos jovens jogadores o sistema sempre amado 3D&T Alpha!
Primeiramente, 3D&T é um sistema barato, tão barato que o manual básico tem disponível em PDF de forma gratuita no site da editora Jambô (link AQUI). Mas se quiser o livro físico, também é barato R$25,00 (convenhamos, por mais que a pirataria esteja ai e seja possível ler e ter tudo de graça, nada como ter a mídia em mãos).

3D&T é um sistema simples, rapidamente você lê e compreende as regras do jogo, monta personagem e já vai poder sair planejando suas malignas aventuras! Você realmente não precisa nada mais que um lápis, borracha, 1 dado de 6 faces comum e meia folha para jogar.

E alem de tudo isso, é um sistema genérico de rpg, logo, você pode jogar de Medieval a Robos Gigantes. Qualquer jogo pode ser montado com 3D&T e é um ótimo sistema até mesmo depois que se joga sistemas mais complicados, sempre saindo mais suplementos caso queira se aprofundar mais (adorei o Mega City)

Se tem a duvida por onde começar, tente o 3D&T, pois garanto que vai ser muito proveitoso.

Então é isso, hoje foi um post curto, mas vai ter mais seguido! 
Qualquer duvida, é só comentar que respondo
Abraço o/

1 comentários:

Caim disse...

Alguma página no Face?

Postar um comentário