sexta-feira, 13 de julho de 2012

Dentro da Mochila - Robôs Gigantes pela Economia

Antes da crise econômica global de 2008, o Japão já se enlodava na lama da crise, tal situação foi agravada pela Guerra ao Terror, as recentes gestões corruptas, os desastres de 2011 e pelo atual embrólhio na zona do Euro. Com o desespero batendo a porta do arquipélago diante de uma ajuda internacional que não tem efeito em reavivar sua economia - cenário que bem poderia ser o de um bom anime de ficção ciberpunk -, as idéias para uma saída rondam por raias duvidosas; em uma transmissão do Partido Liberal Democrático do Japão (Jiyū-Minshutō) levada ao ar no site Nico Nico Live, no dia 28 do mês passado causou certo rumor com a exposição de idéias dos políticos Tadamori Oshima e Bunmei Ibuki que veem como concreta a possibilidade de construir um Gundam, sendo que o robô gigante, dono de uma longeva franquia inaugurada em 1979, não será como a fantástica estátua construída em Odaiba, mas sim uma colossal máquina totalmente
operacional tal como se vê nas séries animadas.


Especulou-se sobre máquinas pequenas que poderão ser utilizados pela Força de Autodefesa do país e, ao mesmo tempo, estimular a indústria japonesa, mas o plot foi mesmo um robô gigante. Apesar de grande parte da ciência em Gundam ser real - ao menos em teoria -, em 2008, uma agência de pesquisa já havia estimado o preço para a construção de um autêntico Gundam: 725 milhões de dólares, sem contar o custo de matérias-primas e mão-de-obra. É um preço alto para um resultado duvidoso, sem contar que tais cifras vão na contramão de um reaquecimento econômico.
Não é a primeira vez que alguém tenta recorrer a cultura pop como dispositivo amenizador de crises, em 2011, o economista nobel de economia de 2008, Paul Krugman (do livro International Economics: Theory and Policy), mencionou o episódio da série Quinta Dimensão, "Arquitetos do Medo" -

embora tenha o confundido como sendo um episódio de Além da Imaginação -. No cultuado episódio um grupo de cientistas transforma um de seus membros em uma criatura alienígena, as superpontencias, caindo no engodo de a Terra estava na iminência de uma invasão extraterrestre, se un iriam pára combater o inimigo comum. A mesma premissa é usada em Watchmen.

Krugman encorajou a construção de uma defesa contra uma invasão alienígena fictícia, segundo ele a iniciativa poderia acelerar a recuperação da recessão da economia em 2008.
Fico no aguardo de soluções realmente práticas em prol de um mundo melhor:
Até mais e que a Força esteja com você.

0 comentários:

Postar um comentário