sábado, 28 de janeiro de 2012

Dica de RPG: Jogando com vários Mestres!


Olá a todos! Aqui venho com mais uma dica maneira de RPG!
Hoje venho trazer a vocês, jovens padawans, a solução de um problema que acaba com a maioria das campanhas longas que sempre sonhamos em jogar: "O Mestre cansou de mestrar"

Quando o Mestre do jogo cansa de mestrar uma campanha, muitas coisas ruins acontecem, como por exemplo: Falta de criatividade na aventura, missões vagas e sem sentido, aventuras prontas lidas na hora lotada de encontros aleatórios, extermínio de personagens de uma maneira ridícula e por fim, o termino do RPG sem um final. E aventuras que não terminam, e digo isso não importando se a campanha é planejada para 3 ou 50 sessões, traumatizam os jogadores, fazendo com que quando forem chamados para uma próxima mesa, se aceitarem, acabam por jogar sem expectativa.

Uma boa maneira de acabar com esse problema, é jogar o bom e velho RPG com vários mestres na mesma campanha!!!

Então você me pergunta: "Neco, alguns livros de RPG já dão essa dica, mas como faremos para jogar a mesma campanha com vários mestres sem dar confusão?"
E eu te respondo: "Não sei". Mas vamos ir colocando em partes, que tenho certeza que a resposta vira no final do post! Continue Lendo.

Conversando com uma galera que joga RPG (principalmente jogadores de D&D) descobri que a maioria tem um grande problema em dar seguimento em aventuras, e a maior causa de finais precoces de aventuras é a falta de vontade dos mestres e dos jogadores para com a aventura. E isto se agrava quando os jogadores e mestres estão mais velhos, trabalhando e com pouco tempo para se dedicarem na montagem de aventuras, que realmente dão certo trabalho para serem elaboradas.

A opção de terem vários mestres, se mostrou pouco explicada nos livros, pois muitos viam, o "jogar com vários mestres", uma seção sendo arbitrada por dois ou mais mestres, e digo que isso sim podeira gerar muita confusão e muito mais trabalho que apenas um mestrando..

A dica de Jogar com vários Mestres que vou dar aqui, é no sentido de cada mestre preparar uma ou mais seções... então, chega de enrolação e vamos ao primeiro tópico.

Combinando o estilo do Jogo!
Já devo ter comentado em outros posts que o Mestre e os Jogadores devem combinar o estilo da campanha antes de montarem as fichas dos Personagens.
Da mesma maneira, os Mestres devem se juntar e conversar como será o estilo do jogo, exemplos:

Grupo de Mercenários Que só ligam para pecetas de ouro.

Grupo de Nobres Heróis em busca de Gloria e pecetas de ouro.

Grupo de Nobres Vilões em busca de Poder e pecetas de ouro.

Tendo resolvido o estilo do jogo, os mestres podem se combinar para que na hora da criação da aventura não tenha grande discrepância em cada seção, ou seja, para cada mestre já ir pensando em que tendencia será a aventura base. Claro, as coisas podem mudar no decorrer da aventura, um grupo bonzinho pode se tornar um grupo de tiranos, mas para iniciar a aventura é muito bom ter isso definido.

A Ordem de cada Mestre!
Como dito antes, cada mestre ira mestrar uma seção (ou um numero x de seções), então deve-se decidir quem vai ser o primeiro mestre. Provavelmente, o primeiro mestre, será o que tiver uma ideia inicial, onde sera a aventura, como será a quest inicial e tudo mais que se prepara no inicio de uma aventura.
Aqui em minha mesa compartilhada, somos 3 mestres, e ficamos combinados de que cada um mestraria até os personagens evoluírem 1 nível. Nos primeiros níveis, tecnicamente será uma seção para cada mestre, mas em níveis mais elevados, pode ser que a passagem de nível leve mais de uma seção.

Criação de Personagens!
Como mestre, eu prefiro criar a aventura após ter as fichas dos personagens, sei que nem sempre é possível tirar um dia para se reunirem apenas para montarem as fichas dos personagens, muitas vezes cada jogador faz sua ficha em casa e leva na hora do jogo. Mas se for possível a montagem das fichas com todos juntos, ajuda muito todos os mestres, pois na criação de personagens, já são lançados beckground de personagem, planos, táticas e principalmente idéias para futuras quests.

Cada mestre também terá seu personagem para interpretar quando estiver como jogador, ou até mesmo pode fazer com que seu personagem acompanhe os personagens dos jogadores quando estiver mestrando (mas lembre-se que NPCs tendem a morrer). Quando for sua vez de mestrar, faça com que o personagem siga para uma outra quest ou tenha que resolver uma questão pessoal. No momento em que seu personagem volta para o grupo, basta dar ao personagem XP equivalente aos que os PJ ganharam na aventura, exemplo:
Você joga com um Clérigo. No momento em que assume como mestre, para não ter risco de perder o personagem, você inventa que o Clerigo foi chamado por superiores em sua igreja para resolver uma pequena questão religiosa, e assim continua mestrando. Ao termino da aventura, os personagens receberam 350 de XP, e quando seu personagem volta para o grupo, recebe os mesmo 350 XP.

Tente não roubar... muito.
Essa é muito simples, se você é o mestre, não é muito justo que o acaso leve seu Paladino nível 2 encontrar uma bela Sagrada Vingadora enquanto o restante do grupo mal tem uma arma Obra Prima.
Alguns livros trazem uma tabela de tesouro por nível, então sugiro que todos os mestres utilizem esta tabela para que se tenha um equilíbrio.

Os NPCs são de todos.
Como cada mestre mestrará a mesma campanha, os NPCs criados por um mestre, pode e deve ser utilizado pelos outros mestres. Utilizar NPCs criados por outros mestres ajuda muito na hora de transformas simples aventuras em incríveis campanhas! Um NPC, um vilarejo, uma cidade ou uma taverna, mesmo que apareça como local de passagem ou como um simples dialogo na mesa de um dos mestres, pode dar um gancho de aventura para o próximo mestre.


Concluindo, galera, jogar com vários mestres é uma boa principalmente em aventuras de RPG Medieval, onde as ideias de aventura podem ser facilmente elaboradas e compartilhadas. E principalmente, é a melhor maneira de criar uma campanha inteira tendo a ajuda de todos os jogadores!
Então, por hoje é isso, qualquer coisa comentem e até a próxima postagem!


0 comentários:

Postar um comentário